Cais do Sertão dá vazão às manifestações culturais juninas - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Cais do Sertão dá vazão às manifestações culturais juninas

Rafael Dantas

Da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco

O mês de junho é conhecido pelo colorido das bandeirinhas, as fogueiras, os passos ensaiados de quadrilheiros, os clássicos do forró de canto a canto e as tradicionais iguarias gastronômicas do período junino. Durante todo o mês, há homenagens a santos, movimentos culturais e músicos renomados. Ainda impedidos de comemorar à risca, o Centro Cultural Cais do Sertão mantém a tradição junina viva em sua nova programação virtual.

Os internautas e admiradores do museu terão acesso à infinidade de atividades - playlists temáticas, lives e webinários - agregadas aos perfis do Spotify, Instagram e canal do YouTube do museu. “O período junino segue imprescindível para se discutir e refletir sobre as manifestações culturais, os músicos, as danças e a gastronomia do São João. Ter o Cais como interlocutor neste processo reforça a missão da gestão em propagar a cultura local ao público”, enfatiza o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

A novidade na programação é a série de lives organizada pela Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) com apoio do Cais. Às terças-feiras, sempre às 19h, os internautas vão assistir webinários sobre o São João transmitidos no YouTube do museu. O segundo programa será na próxima terça-feira, dia 8, e conta com bate-papo acerca da “Pólvora e Povo - a tradição bacamarteira em Pernambuco”. Entre os convidados, a live recebe a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (Sobac) e Zenaide Barbosa, bacamarteira de Caruaru.

Já no dia 15 de junho, o foco do webinário é o papel das quadrilhas juninas na comunidade. O debate também abarca o impacto da pandemia no movimento quadrilheiro, o encontro entre o teatro e a dança e a reinvenção da cadeia produtiva da cultura. Wanderson Miguel (Quadrilha Junina Traquejo de Gravatá) e Flávia Oliveira (Quadrilha Junina Sapeca - Morro da Conceição) são os convidados. A mediação fica a cargo do Educador do Cais, Perácio Gondim.

O último webinário, no dia 22 de junho, vai girar em torno dos Patrimônios Vivos ligados ao ciclo junino. O bate-papo terá como convidados Cristina Andrade (Ciranda Dengosa), Mestra Ana Lúcia (Coquista de Amaro Branco) e Salatiel D’Camarão (historiador e detentor da obra do pai, Mestre D’Camarão). Carmem Lélis, historiadora e assessora de Cultura da Prefeitura do Recife, media a conversa.

PROGRAMAÇÃO MENSAL

A programação regular do mês será toda dedicada aos festejos de São João. Nesta quinta-feira, dia 3, a faixa quinzenal Papo de Museu, que promove a interação do Cais com outros museus do País, recebe o ator e secretário teatral Paulinho Mafe. Ao longo da live, ele falará sobre a “Expo Drilha - Um Registro da Cultura Popular”. A interlocução será mediada por Viviane Sampaio.

Na segunda semana do mês, no dia 10, às 17h, a faixa Conexão Cais priorizará os artistas e os seus processos criativos. A convidada é a artista e Miss Plus Size 2020, Cléo Henry. O bate-papo segue as pautas do ciclo junino e da inclusão social. A live será transmitida no Instagram do Cais, sob mediação do educador Perácio Gondim.

Já no dia 17, outra live do Conexão Cais trará o bacamarteiro Beto Rocha. Durante o bate-papo, ele esmiuçará sobre o movimento dos bacamarteiros em Bonito. O debate será mediado pela educadora Laís Vilar, do Cais.

“A programação virtual do Cais sempre nos motiva a promover interlocuções com o internauta e também com artistas, acadêmicos e gestores museais de todo o País. Neste novo ciclo, estamos seguindo com o compromisso de levar uma programação de qualidade para todos os públicos”, salienta a gestora do Cais, Maria Rosa Maia.

PLAYLISTS

Além das transmissões ao vivo, o Spotify do Cais também terá novidades. O perfil será nutrido com seleções temáticas sobre os movimentos culturais e artistas que fizeram história no período junino. O perfil contará com seleções sobre o compositor João Silva, Acisão e Bumba Meu Boi. Todas as playlists podem ser acessadas e baixadas gratuitamente.

O Cais do Sertão segue fechado para visitação presencial, em respeito às medidas de controle ao novo coronavírus determinadas pelo Governo de Pernambuco.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon