Caminhada do Forró abre Ciclo Junino 2017 do Recife – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Caminhada do Forró abre Ciclo Junino 2017 do Recife

Sob um céu claro e estrelado, foi aberta, na noite de ontem, a temporada de festejos juninos no Recife, com a 13ª edição da Caminhada do Forró. A partir das 17h, centenas de forrozeiros se concentraram na Rua da Moeda para sair em cortejo pelo Bairro do Recife, anunciando o São João.

Animada pela Forrovioca, a caminhada encerrou na Praça do Arsenal da Marinha, por volta das 20h, onde 15 forrozeiros consagrados, como Irah Caldeira, Petrúcio Amorim, Terezinha do Acordeon e Nádia Maria colocaram todo mundo para arrastar pé num grandioso arraial a céu aberto.

Na ocasião, os homenageados do São João 2017, Edmílson do Pífano e Cristina Amaral, foram saudados pelo público e receberam placas comemorativas das mãos do secretário executivo de Cultura, Williams Santana, e do presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha. “Depois de 45 anos de carreira, receber essa homenagem da Prefeitura do Recife é motivo de muita alegria”, disse Edmílson. Cristina Amaral também se declarou muito feliz com o reconhecimento ao seu trabalho e fez questão de estender a homenagem a todos os recifenses. “Compartilho essa felicidade com todos que são forrozeiros e fazem conosco essa festa linda que é o São João do Recife.”

O forró mal começou na cidade e a animação do público já era grande. “Espero o ano todo pelo São João. Começo a festa na Caminhada do Forró, vou para o Baile dos Namorados, depois para o Sítio Trindade. Não perco nem um dia de programação. Essa é a verdadeira celebração do Nordeste e da nossa identidade”, disse, emocionada, a médica Isabel Rodrigues Alves, devidamente quadriculada para festejar bem muito os santos juninos.

A técnica de enfermagem Jaqueline Ferreira, 50 anos, também faz questão de dar os primeiros passos de seu longo itinerário junino na Caminhada do Forró. “Venho todo ano, desde a primeira edição. Perco nada! Aliás, não perco nenhuma oportunidade de dançar forró”, disse, debaixo de um enfeitado chapéu de couro.

As amigas Solange Ribeiro e Teresinha Moraes, ambas com 50 anos, e Eulina Lima, 78 anos, também eram só alegria na estreia do Ciclo Junino recifense. “A festa já começa muito animada”, celebrou Solange. Mas Eulina celebrou mais alto. “Onde tem forró eu vou. Adoro”, gritou, anunciando que ainda vai caminhar muito neste São João. “Só paro em Campinha Grande”, brincou. A mais emocionada do trio,Teresinha estava completamente à vontade na noite de ontem. “Sou sertaneja, mas moro na capital. No São João, me sinto em casa.”

Já a família da professora e pesquisadora de turismo Yona da Silva, 41 anos, natural de Joinvile, Santa Catarina, fez questão de aproveitar a festa bem longe de casa. “Estamos achando fantástico. Uma emoção única. Estamos vivendo e sentindo a cultura”, disse a professora, que veio com o marido e os dois filhos conhecer o Recife e o São João recifense. “Como pesquisadora e como turista, acredito que essas legítimas manifestações populares têm que ser mantidas muito vivas, precisam mesmo ser celebradas.”

BAILE DOS NAMORADOS – O calendário junino preparado pela Prefeitura do Recife segue com muito forró e animação até o próximo dia 1°, com mais de 20 dias de festa em 35 arraiais espalhados pela cidade. O próximo compromisso dos recifenses com o balancê junino é o Baile dos Namorados, na noite de hoje. Em sua 19ª edição, o baile vai colocar os recifenses para dançar de rostinho colado ao som de atrações como Elba Ramalho, Santanna, Eliane, além do Trio de Mala e Cuia. O baile é também uma celebração à solidariedade.

O valor arrecadado com a venda de ingressos será revertido para a Casa do Amor e a Novo Caminhar, instituições de caridade. A festa começa às 21h, no Arcádia do Paço Alfândega, Bairro do Recife. Os ingressos estão à venda no Ticket Folia e em pontos de venda montados nos principais shoppings da cidade.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon