Caminhada Inter-religiosa Reúne Manifestantes No Derby Em Defesa Da Mata Atlântica E Da APA Aldeia-Beberibe - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Caminhada Inter-religiosa reúne manifestantes no Derby em defesa da Mata Atlântica e da APA Aldeia-Beberibe

Revista Algomais

Manifestação cobra desmatamento zero e alerta para impactos da construção da Escola de Sargentos na maior faixa de Mata Atlântica ao norte do São Francisco. Fotos: Tom Cabral

Neste domingo (27), a Praça do Derby, no Recife, foi palco da Caminhada pela Vida: um ato inter-religioso em defesa da Mata Atlântica e da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe. A manifestação, organizada pelo Coletivo InterReligioso, reuniu fiéis de diversas crenças, movimentos socioambientais e moradores da Região Metropolitana para exigir desmatamento zero e alertar sobre os impactos ambientais da construção da Escola de Sargentos do Exército na área. Essa foi a quarta ação da sociedade civil organizada em duas semanas para marcar um posicionamento sobre o empreendimento.

O projeto da Escola prevê a derrubada de 90 hectares de vegetação nativa. A APA Aldeia-Beberibe é uma área estratégica para o equilíbrio ecológico da região, contendo a nascente do Rio Catucá, que abastece o Sistema Botafogo e fornece água para cerca de um milhão de pessoas. O Fórum Socioambiental de Aldeia vem denunciando a ameaça à fauna, flora e aos recursos hídricos caso a construção avance.

Entre os manifestantes, estavam lideranças religiosas, ambientalistas e representantes da sociedade civil. A deputada estadual Dani Portela (PSOL) participou da caminhada e destacou que a luta é de todos: "“Os desastres ambientais têm aumentado cada vez mais. Podemos pagar um preço muito alto por desmatar tantos hectares de Mata Atlântica. É preciso que o poder público entenda a importância do desmatamento zero a um bioma tão vital para o nosso estado. Não somos contra o desenvolvimento, mas ele precisa acontecer de forma sustentável”.

dani aldeia

O evento contou ainda com apresentação cultural do Cutia Coletivo, com o espetáculo Evaristo, que traz de forma lúdica a mensagem de alerta para a urgente preservação ambiental.

Nas últimas semanas, moradores de Aldeia envolvidos nesta discussão já participaram de uma ação educativa no Parque da Tamarineira e representantes do Fórum Socioambiental de Aldeia apresentaram as alternativas locacionais para a ESA em um evento na Universidade de Pernambuco, que contou com a presença da vereadora Liana Cirne. Em paralelo, há uma campanha em redes sociais, com forte engajamento da classe política e artística em defesa da preservação do bioma.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon