Neste domingo (dia 3) acontecerá o Passeio Fotográfico Recife que te quero ver, com concentração a partir de 14h, na Praça do Arsenal, no Bairro do Recife. O passeio contará com a participação de 5 conhecedores de várias histórias da capital pernambucana como guias nessa imersão afetiva pela cidade.
O arquiteto e consultor Francisco Cunha será um dos guias. Ele tem uma trajetória de anos promovendo passeios a pé pela cidade, durante suas Caminhadas Domingueiras. O passeio será conduzido também por Cláudio Marinho, Jadion Helena, Quinha do Tamborete, Thiago Chagas e Letícia Lins.
Ex-Secretário de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Cláudio Marinho será o primeiro a falar, no Boulevard da Rio Branco. Ele destacará o Porto Digital, do qual foi um dos idealizadores. Produtora cultural, Jadion Helena contará sua relação com a Ponte Duarte Coelho. Figura popular, que anda todo o centro do Recife vendendo seus bancos de madeira reciclada, Quinha do Tamborete será ouvida na Ponte da Boa Vista. Chef e dono de restaurante, Thiago das Chagas falará no Pátio de São Pedro, onde Francisco Cunha também descreve estilos, história e importância arquitetônica do logradouro, primeiro arquitetônico a ser tombado pelo Iphan em Pernambuco. Por fim, Letícia Lins, titular do #OxeRecife, vai falar não só sobre a importância do Cinema São Luiz para a cidade, mas sobretudo como aquele patrimônio foi fundamental para a descoberta da magia do cinema em sua vida.
A atividade faz parte do Projeto Cultural Recife que te quero ver, que já lançou o fotopoema sobre a cidade, reunindo 52 paisagens do centro, através das quais desfilam o Rio Capibaribe, os barcos, as icônicas ruas, o casario antigo que resta, os espigões, as pontes, as pessoas que por elas passam. Sejam pescadores, populares, religiosas com seus hábitos brancos. As imagens do fotopoema são de Hans Von Manteufell. Nascido na Alemanha, ele presta homenagem à cidade que o acolheu há duas décadas com o projeto. Confira o vídeo abaixo.