*Por Houldine Nascimento
Cinco rodadas já foram disputadas no Campeonato Pernambucano e há uma nova equipe no topo da classificação. Após a goleada por 5 a 2 sobre o América, nesse domingo, o Vitória assumiu a liderança da competição. O Tricolor das Tabocas chega aos nove pontos e permanece invicto. Além do Vitória, há dois times que ainda não perderam: Central e Salgueiro.
A Patativa recebeu o Sport no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru, na tarde do último sábado (3), e empatou por 1 a 1. A equipe da casa saiu na frente aos 9 minutos de jogo com Leandro Costa, que cabeceou após cruzamento de Júnior Lemos. Jogador mais habilidoso do Central, Lemos foi verdadeiramente caçado em campo pelos atletas do Rubro-negro, que faziam um impiedoso rodízio de faltas e o árbitro Sebastião Rufino Filho nada fez.
O meia acabou saindo machucado ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Sport chegou ao empate em uma bonita cobrança de falta de Marlone. Um fato é que o time de Nelsinho Baptista não engrenou. Por algumas horas, o Leão foi líder.
À noite, o Náutico foi ao Joaquim de Britto enfrentar o lanterna Pesqueira e também empatou por 1 a 1, gols de Daniel Tavares para o anfitrião e de Tharcysio para o Timbu, que reassumiu o primeiro lugar até o dia seguinte.
Na penúltima colocação, o mais que centenário Santa Cruz continua sem vencer nesta temporada. Depois do fiasco no meio de semana na Copa do Brasil, o Tricolor do Arruda voltou as atenções ao Pernambucano. E saiu na frente contra o Salgueiro, no Cornélio de Barros, gol de Augusto Silva no final do primeiro tempo. O Carcará igualou com Fabiano Menezes, de falta, aos 8 da segunda etapa.
O Salgueiro está em quinto, com seis pontos, e ainda não perdeu. Tem um jogo a menos, assim como o Santa, que é o penúltimo com três pontos. Nesta rodada, Flamengo e Afogados se enfrentaram em Arcoverde e o visitante surpreendeu ao ganhar por 1 a 0. Graças ao triunfo, o Afogados ocupa a sexta posição e o Flamengo caiu para nono.
*Houldine Nascimento é jornalista