Cansaço Mental é O Maior Obstáculo à Criatividade No Trabalho, Mostra Pesquisa Com Brasileiros - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Cansaço mental é o maior obstáculo à criatividade no trabalho, mostra pesquisa com brasileiros

Revista Algomais

Estudo da Conquer Business School revela que, embora 74% dos profissionais se sintam criativos, o esgotamento psicológico ainda limita o potencial inovador nas empresas

No ambiente de trabalho, o principal vilão da criatividade não são as redes sociais nem a pressão por resultados. De acordo com uma pesquisa da Conquer Business School, o cansaço mental e a sensação constante de esgotamento são os maiores entraves para que profissionais brasileiros possam expressar todo seu potencial criativo. O estudo ouviu 500 pessoas em todas as regiões do país e apontou que 45% delas enxergam nesse desgaste o principal bloqueio à inovação.

Mesmo com esses desafios, a criatividade segue como uma habilidade presente no cotidiano de muitos profissionais: 74% afirmam se sentir criativos em suas atividades. Para essa maioria, a possibilidade de inovar impacta diretamente no engajamento com o trabalho, na autoestima e na produtividade. Os entrevistados relataram se sentir mais motivados (59%), produtivos (49%) e até mesmo orgulhosos de suas entregas (34%) quando conseguem colocar ideias novas em prática.

Outro dado relevante do estudo é o papel crescente da Inteligência Artificial no estímulo à criatividade profissional. Para 83% dos participantes, o uso da IA teve impacto positivo. As principais contribuições, segundo eles, são o acesso facilitado a ideias e referências (42%) e a automatização de tarefas repetitivas (41%), que abre espaço na agenda para pensar com mais originalidade.

Além do cansaço mental, outros fatores também travam o fluxo criativo nos escritórios. Entre eles, distrações digitais como redes sociais e aplicativos de mensagens (29%), falta de ferramentas adequadas (23%) e culturas organizacionais engessadas (17%) foram citadas. Em contrapartida, os estímulos mais eficazes à criatividade, segundo os entrevistados, são a autonomia para testar ideias (69%), o trabalho colaborativo (58%) e o uso de tecnologias apropriadas (55%).

A pesquisa reforça a importância de ambientes corporativos que valorizem o bem-estar e o protagonismo dos colaboradores. “Solucionar os problemas com facilidade, se adaptar às mudanças e apresentar altos índices de produtividade são apenas alguns dos pontos altos de um time criativo — e que consegue exercer essa competência de forma plena diariamente”, afirma Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer. “Ao investirem na criatividade de seus profissionais, empresas e líderes não apenas demonstram atenção ao bem-estar e senso de propósito dos colaboradores, mas apostam em um ambiente corporativo mais inovador, com efeitos otimistas a curto e longo prazo.”

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon