Capacitação profissional para a consolidação dos negócios

Empregadores criam universidades corporativas e programas de desenvolvimento de liderança para aprimorar habilidades dos colaboradores

À medida que as organizações reconhecem a necessidade de um aprendizado contínuo e personalizado para seus colaboradores, o treinamento corporativo e qualificação profissional se consolidam nos mais diversos setores empresariais como um diferencial sobre a concorrência. Com o objetivo de garantir a continuidade operacional, impulsionar a produtividade e a satisfação dos clientes, além de promover um ambiente de trabalho estável, as empresas pernambucanas têm se debruçado sobre projetos que, além de abrirem um leque de oportunidades de crescimento para as equipes, também asseguram uma força de trabalho mais preparada para os desafios.

Diferenciando-se das instituições de ensino convencionais, as universidades corporativas desenvolvem programas e cursos personalizados, alinhados aos objetivos, desafios e cultura específica de cada empresa. Segundo um relatório recente divulgado pelo LinkedIn, intitulado “Aprendizagem no Local de Trabalho”, 93% das empresas demonstram preocupação com a retenção de talentos. Além disso, a pesquisa indica que a adoção de atividades proativas contribui para a construção de uma cultura organizacional sólida e para a identificação de novos talentos em mercados cada vez mais competitivos.

Teoria x prática
“Essa crescente percepção empresarial mostra claramente a necessidade de uma troca maior com o mundo acadêmico. E o mundo acadêmico precisa estar mais conectado ao mercado de trabalho. A experiência teórica precisa se complementar com as necessidades práticas de cada perfil de negócio”, analisa Gustavo Delgado, coordenador dos cursos de gestão da UniFBV. Para preencher esta lacuna, Gustavo está em constante contato com empresas que buscam apoio para a execução de iniciativas focadas na qualificação customizada, de acordo com as necessidades de cada segmento, levando as empresas para dentro da universidade.

Gustavo Delgado

Um dos caminhos para isto é a criação de grades específicas para o nicho das que buscam por orientação. “Junto a isso, alunos de cursos que se encaixem nos temas abordados participam e enriquecem seus conhecimentos. A ideia é gerar um ambiente de troca. O fato inegável é que a teoria fica muito aquém da prática e as empresas acabam tendo que preencher esta lacuna”, avalia o coordenador.

Motivação
A proposta é clara: a capacitação personalizada fortalece a cultura empresarial, que gera funcionários engajados e motivados. Um exemplo de sucesso desta prática é da Locar Gestão de Resíduos, grupo com mais de quatro mil colaboradores, sediado em Recife e com filiais em diversas cidades do país e na Bolívia. A empresa lançou a sua Universidade Corporativa em dezembro, com o objetivo de capacitar todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico ou área de atuação. A universidade da Locar oferece módulos abrangendo temas como educação financeira, planejamento e organização do trabalho e oratória.

Carolina Buarque

As ações incluem ainda cadernos de ativação com mensagens curtas e ilustrações para leituras rápidas e motivacionais, além de encontros quinzenais, promovendo palestras com assuntos que podem ser replicados no dia a dia. Em formato online, as explanações, voltadas para os gestores, ficam disponíveis a todos os funcionários, que podem acompanhar tudo pela plataforma da empresa. A trajetória dos gestores também é compartilhada com mensagens para estimular os colaboradores através das experiências vivenciadas pelas lideranças.

“Não usamos modelos prontos. Tudo é elaborado por nós, em um projeto individualizado, pensado e planejado exclusivamente para a nossa equipe. Também usamos uma plataforma nossa, personalizada. Nossa meta é facilitar o acesso a novas oportunidades, com ferramentas que geram crescimento dentro do grupo”, resume Carolina Buarque, CEO da Locar Gestão de Resíduos, que abraçou a iniciativa e participa ativamente de todo o seu planejamento. Ainda de acordo com a executiva, cada módulo é pensado para chegar a todos os níveis hierárquicos e isso envolve desde os temas a serem abordados até a linguagem mais atrativa para cada setor.

Engajamento
Outra empresa genuinamente pernambucana que investe no desenvolvimento de seus colaboradores é o Grupo Trino, especializado em logística, armazenamento e serviços há mais de 30 anos, por meio do Programa de Desenvolvimento de Liderança. O PDL é uma iniciativa criada para capacitar os colaboradores por meio de práticas estimulantes para o seu aperfeiçoamento. A ação conta com encontros mensais de equipes de lideranças, reunindo os funcionários do Recife e de outros estados em uma plataforma online. A cada ano, o Grupo modifica a metodologia de aprendizado e desenvolvimento dos temas abordados.

“Um aspecto diferenciado que torna o projeto ainda mais eficaz é a participação ativa da diretoria. O envolvimento da gestão traz mais engajamento em uma metodologia que apresenta bons resultados há três anos e que prometem se repetir em 2024”, destaca Cláudia Dowsley, diretora de Capital Humano do Trino. O Grupo também foca em iniciativas de capacitação para o aumento da participação feminina no seu quadro de colaboradores. Para elas, a iniciativa mais recente foi a segunda edição do curso de formação de Operadoras de Empilhadeira, realizado neste primeiro semestre, que selecionou 20 mulheres, que passaram por capacitação com direito a certificado de conclusão do curso.

Cláudia Dowsley

Padronização
Com 15 unidades nas cinco regiões do Brasil, incluindo a localizada no Shopping RioMar, no bairro do Pina, o restaurante Pobre Juan também criou a sua metodologia de ensino própria através da Universidade Pobre Juan (UniPJ). A metodologia consiste na capacitação para os funcionários por meio de plataforma digital com temas relacionados à hospitalidade, gastronomia, processos internos e qualidade de vida.

Naiara Leal

Além dos cursos online, o grupo também cria aulas de acordo com as necessidades das equipes, para a troca de experiências e conhecimento com especialistas presencialmente. “O projeto tem dado muito certo por dois motivos: ao mesmo tempo que a marca garante a padronização de seus treinamentos, também fomenta oportunidades de crescimento para seus colaboradores. Seu principal pilar é a constante busca por excelência” comenta Naiara Leal, head da equipe de Gente e Gestão do grupo.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon