Ação da Novelis em Recife e Olinda reforça economia circular e valoriza catadores durante a folia
A Novelis, líder global em laminação e reciclagem de alumínio, vai reciclar aproximadamente 40 toneladas de latas de alumínio consumidas durante o Carnaval em Recife e Olinda (PE). A iniciativa conta com o apoio das cooperativas PRÓ-RECIFE e Coocencipe e permitirá que o equivalente a mais de 2,7 milhões de embalagens retorne ao ciclo produtivo, fortalecendo a cadeia da reciclagem no período de maior consumo do ano.
Se enfileiradas, as latas previstas para reciclagem seriam suficientes para percorrer o trajeto entre o Marco Zero do Recife e o Centro Histórico de Olinda por mais de 45 vezes, conectando simbolicamente os dois principais polos da folia pernambucana por meio da sustentabilidade. A operação também inclui investimento em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), camisetas e kits de alimentação para os catadores e catadoras, reforçando a segurança e a valorização desses profissionais.
“Nossa atuação em Pernambuco é estratégica para fechar o ciclo da lata em um dos momentos de maior consumo do país. Esse processo de circularidade, que conta com o suporte fundamental das cooperativas locais, reforça como a embalagem de alumínio é a opção mais sustentável para os grandes eventos, retornando às prateleiras de forma rápida e eficiente”, destaca Gustavo Faria, gerente sênior de Negócios de Metal da Novelis América do Sul.
A iniciativa também evidencia a eficiência do modelo brasileiro de reciclagem: em 2024, o país reciclou 97,3% das latas comercializadas, enquanto a Novelis devolveu cerca de 20 bilhões de unidades ao mercado nacional. Todo o material coletado seguirá para o Centro de Coleta da Novelis em Jaboatão dos Guararapes (PE) e, depois, para a fábrica de Pindamonhangaba (SP), onde será transformado em novas chapas de alumínio para a produção de latas de bebidas.
O ciclo de reciclagem é rápido e eficiente: em cerca de 60 dias, uma latinha descartada corretamente durante os blocos carnavalescos pode retornar às prateleiras como nova embalagem. Além disso, o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perda de qualidade, com economia de 95% de energia e redução equivalente na emissão de gases de efeito estufa em comparação à produção do alumínio primário.
SERVIÇO
Novelis – Programa de reciclagem no Carnaval de Pernambuco 2026
Atuação: Recife e Olinda (PE)
Parcerias: Cooperativas PRÓ-RECIFE e Coocencipe
Contato para imprensa:
Rian Veiga – rian.veiga@giusticom.com.br
Roberta Assis – roberta.assis@giusticom.com.br
E-mail: novelis@giusticom.com.br


