A pernambucana Carnaval Filmes lança três produções para o cinema e a televisão. A empresa dirigida por João Vieira Jr. e Nara Aragão apresenta ao público dois longas-metragem, uma ficção (Greta) e um documentário (Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar) e uma série de animação (Bia Desenha).
A série Bia Desenha (dirigida por Neco Tabosa), primeira animação da Carnaval Filmes em coprodução com a REC Produtores Associados, é outro lançamento da produtora. Com 13 episódios de 7 minutos, Bia Desenha está sendo exibida desde 28 de janeiro na TV Brasil, de segunda a sexta, às 11h05 (horário de Brasília). A série mostra a convivência entre primos Bia, 5 anos, e Raul, 6 anos, que moram em casas ao redor do mesmo quintal, numa periferia da região metropolitana do Recife. A grande aventura da vida deles é quando se encontram depois da aula para brincar e desenhar.
“Sempre tive muito interesse em fazer animação. Foi um desafio montar uma equipe de animação toda de Pernambuco e descobrimos vários talentos no estado. Então, a Carnaval Filmes quer continuar fazendo projetos de animação”, conta a produtora Nara Aragão, que já trabalha em mais três séries de animação para o público infantil: Dó Ré Mi Fadas, da qual é também roteirista junto com Daniel Edmundson; Poemas de Bichos, adaptação do livro de Germano Rabelo; e Próximo Passado, de Vinícius Gouveia.
A animação tem roteiro de Karol Pacheco e Neco Tabosa, com arte de Raul Souza. A trilha sonora original é assinada por Germano Rabello e interpretada por Aninha Martins. O projeto foi financiado com recursos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual (Prodav), do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), promovido pela Agência Nacional de Cinema (Ancine).
BERLINALE - A ficção Greta (dirigida por Armando Praça) e o documentário Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar (dirigido por Marcelo Gomes) foram selecionados para a 69ª Berlinale, festival realizado em Berlim, na Alemanha. O evento acontecerá de 7 a 17 de fevereiro.
O documentário Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar terá première mundial no dia 9 de fevereiro, no CineStar 7, dentro da mostra Panorama Berlinale, que realizará mais quatro exibições do filme. O documentário revela uma pequena cidade do Agreste pernambucano, considerada a capital nacional do jeans, como um microcosmo do capitalismo moderno e suas transgressões. O filme é uma coprodução com a REC Produtores e Misti Filmes.
Já Greta, primeiro longa de ficção do cearense Armando Praça, terá sua estreia mundial no dia 12 de fevereiro no Cinemax 7, também dentro da Panorama Berlinale. Greta tem como protagonista Pedro (Marco Nanini), um enfermeiro gay que para liberar um leito no hospital onde trabalha e conseguir cuidar de sua amiga Daniela (Denise Weinberg), facilita a fuga de Jean (Démick Lopes), um paciente criminoso, dando início a uma complexa relação. O longa, uma parceria com a Segredo Filmes e a Moçambique Audiovisual, terá mais quatro exibições durante o festival.
.
.
“Este ano a mostra Panorama comemora a sua 40ª edição, é uma mostra da Berlinale que abre espaço para novas linguagens e para filmes que abordam questões políticas. Então, aquece muito o meu coração de produtor saber que a Carnaval Filmes consegue colaborar nesta edição comemorativa com dois filmes tão distintos. É um grande reconhecimento para o nosso trabalho, meu e de Nara Aragão, minha sócia, como para as equipes que colaboraram com a gente. Greta é de um diretor estreante, o talentoso Armando Praça, e Estou me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, de Marcelo Gomes, um diretor que trabalho há 20 anos e que já esteve outras vezes no festival de Berlim (em 2014, como diretor de O Homem das Multidões e 2017 como diretor de Joaquim)”, explica João Vieira Jr.
No cinema, os próximos lançamentos da Carnaval Filmes são os longas Vestido branco, véu e grinalda, de Marcelo Gomes e Fim de Festa, de Hilton Lacerda. A Carnaval também é coprodutora do próximo longa-metragem de Armando Praça, Fortaleza Hotel, e no segundo semestre de 2019, irá filmar a série Chão de Estrelas, com direção de Hilton Lacerda.