Carnaval sem dor de barriga: especialistas ensinam como evitar infecções intestinais na folia - Revista Algomais - a revista de Pernambuco
Carnaval sem dor de barriga: especialistas ensinam como evitar infecções intestinais na folia

O Carnaval leva milhares de foliões às ruas e, com a mudança de rotina, cresce também o risco de infecções intestinais associadas ao consumo de alimentos e água contaminados. Especialistas do curso de Enfermagem da alertam que altas temperaturas, exposição inadequada de alimentos e falhas de higiene criam um ambiente favorável à proliferação de vírus, bactérias e parasitas durante o período festivo.

Segundo , coordenador do curso, as contaminações costumam estar ligadas à conservação inadequada dos alimentos. “Quando temos a exposição de alimentos, conservação e refrigeração inadequadas, além de pouco ou nenhum controle com a higiene, o ambiente se torna favorável para a proliferação de agentes infecciosos”. Os sintomas mais comuns incluem diarreia, náuseas, vômitos e dor abdominal, que podem evoluir para febre e desidratação, especialmente em crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida.

Para reduzir os riscos, a recomendação é evitar alimentos crus ou com molhos e reforçar a higiene das mãos antes das refeições. A hidratação também é fundamental, com preferência por água filtrada, água de coco e frutas higienizadas. “Se alimentar bem antes de sair para brincar o carnaval também é ideal para fortalecer o organismo. A preferência deve ser para frutas e proteínas como ovos, para garantir uma nutrição equilibrada, além de energia para acompanhar os momentos de festa”, afirma , especialista em parasitologia médica.

Em caso de infecção intestinal, a orientação é ajustar a alimentação e buscar apoio profissional. “Durante um quadro infeccioso, o paciente deve evitar o consumo de alimentos industrializados e gordurosos. Também é importante reforçar a hidratação e procurar seguir a orientação de uma equipe de saúde, a fim de evitar automedicação, que pode agravar o quadro”. O controle do consumo de álcool também é importante, já que a bebida favorece a perda de líquidos. “O álcool tem um efeito diurético que faz com que o indivíduo elimine mais líquido pela urina. O ideal para quem consome bebida alcoólica é intercalar o consumo com água e evitar os excessos".

Serviço — Cuidados para evitar infecções intestinais no Carnaval: evitar alimentos crus ou mal conservados; higienizar as mãos com frequência; priorizar água filtrada e alimentos higienizados; manter alimentação equilibrada antes da folia; moderar o consumo de álcool e reforçar a hidratação.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon