Festival de inovação e criatividade acontece de 28 a 30 de agosto no Armazém da Criatividade, com foco em tecnologia, cultura e economia criativa
De 28 a 30 de agosto, Caruaru será palco da primeira edição do Rolê REC’n’Play, versão especial do maior festival de inovação e criatividade do Brasil. Com o tema “O Futuro Nos Conecta”, o evento leva ao Agreste pernambucano mais de 100 atividades gratuitas, incluindo oficinas, palestras, atrações culturais e experiências tecnológicas. As inscrições já estão abertas pelo site role.recnplay.pe e dão acesso a toda a programação, sujeita à lotação dos espaços.
Realizado pela Ampla e pelo Porto Digital, com patrocínio do Governo de Pernambuco, o festival marcará também a inauguração da nova sede do Porto Digital Caruaru, no Armazém da Criatividade — antigo prédio da Fábrica Caroá. Para a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mauricélia Montenegro, a iniciativa representa um passo importante na interiorização das políticas de inovação. “Esse evento conecta tecnologia, educação e cultura à nossa realidade local e mostra que descentralizar oportunidades é fundamental para impulsionar a economia regional e colocar o Agreste no mapa nacional da inovação”, afirma.
Mantendo a essência do REC’n’Play, que chega à 7ª edição no Recife em outubro, a programação será organizada em quatro trilhas temáticas: Cidades e Sociedade, Tech, Negócios e Economia Criativa. O público poderá participar de experiências imersivas, debates e ativações como Arena Gamer, Arena de Robôs e atividades para crianças, aproximando a tecnologia de diferentes faixas etárias. “O festival estimula o empreendedorismo, fomenta novos negócios e cria um ambiente de colaboração e troca de experiências”, destaca Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Para Queiroz Filho, CEO da Ampla, o Rolê REC’n’Play em Caruaru consolida o Agreste como polo estratégico dentro do ecossistema de inovação do estado. “O evento amplia o alcance do festival e fortalece o processo de interiorização, conectando novos públicos — de estudantes a famílias — e integrando o interior ao circuito nacional de inovação”, explica. Além das atividades de conteúdo, o evento contará com praça de alimentação, múltiplos espaços simultâneos e uma atmosfera colaborativa que reforça o apelido de “Carnaval do Conhecimento”.
Criado em 2017, o REC’n’Play nasceu para aproximar a população dos temas de tecnologia, inovação e empreendedorismo, deixando um legado perceptível para as cidades por onde passa. Hoje, é reconhecido nacionalmente como um dos maiores festivais do setor no país, reunindo debates, oficinas e manifestações culturais em um ambiente interativo. Agora, com o Rolê REC’n’Play, Caruaru entra definitivamente nesse circuito, fortalecendo a rede de inovação e criatividade local.