Caruaru terá Feira do Livro do Agreste – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Caruaru terá Feira do Livro do Agreste

 

Lançamentos de livros, palestras, debates, espetáculo de teatro, oficinas e show para celebrar a literatura, os escritores do Brasil e, em especial, de Pernambuco. Todas estas atividades estão programadas para a Feira Nacional do Livro do Agreste – Fenagreste, que acontece em Caruaru, de 10 a 14 de agosto. O evento é uma realização da Associação do Nordeste das Distribuidoras e Editoras de Livros – Andelivros e da Companhia Editora de Pernambuco – Cepe, com apoio do Governo de Pernambuco e Prefeitura de Caruaru.

A Feira Nacional do Livro do Agreste será realizada no Espaço Cultural Tancredo Neves e reunirá intelectuais das mais variadas vertentes literárias: de jornalistas a romancistas, poetas a autores da literatura infanto-juvenil, que autografarão obras e participarão de animados bate-papos com o público durante a feira. O evento será aberto ao público a partir das 9h dia 11 e funcionará, diariamente, das 9h às 21h, oferecendo dezenas de atividades gratuitas. Na noite do dia 10, haverá a solenidade de abertura.

Entre as presenças já confirmadas na programação da feira, a da psicóloga clínica, educadora sexual, comunicadora social e escritora Laura Muller, que lançará o livro “Meu Amigo Quer Saber…Tudo Sobre Sexo” e responderá as perguntas da plateia seguindo o mesmo formato do programa global “Altas Horas”, do qual participa.

A escritora Luzilá Gonçalves e o salgueirense Raimundo Carrero também já têm lugar certo na programação do evento. Luzilá autografa livro e participa de debate sobre quais as motivações para escrever romances. Já Carrero autografa o seu “O Senhor Agora Vai Mudar de Corpo”, livro escrito após a dura recuperação de um AVC. Carrero participará ainda de mesa-redonda ao lado do bodocoense Cícero Belmar, que autografa o recém-lançado “Escrever Ficção Não É Bicho-Papão”.

A fotografia também está contemplada na feira. A professora de fotografia do curso de Design da UFPE, Daniela Brachi, ministrará a palestra Fotolivros Contemporâneos, que traçará um panorama sobre a tendência atual de trabalhos editoriais produzidos por fotógrafos e artistas visuais. Também haverá sessão de projeção de fotografias.

A tarde da sexta-feira será marcada por um lançamento coletivo. Professores de Comunicação Social e Design da UFPE com livros publicados participarão de um bate-papo conduzido pelo jornalista Eduardo Maia, seguindo o estilo do programa “Café Colombo”, comandando por ele na Rádio Universitária. Eles falarão sobre as suas obras e motivações para a escrita.

A Feira Nacional do Livro do Agreste vai oferecer ainda uma programação exclusiva para as crianças. Diariamente, às 11h e às 15h, haverá contação de histórias. Está programada ainda a exibição do filme Pedrinho e a Chuteira da Sorte e lançamento do livro homônimo do jornalista Marcelo Cavalcante. Teatro infantil e concurso de cosplay, em que os participantes se fantasiam de personagens da cultura pop japonesa, também estão programados.

Além dos debates, mesas-redondas, lançamentos e sessões de autógrafos, shows musicais estarão à disposição dos visitantes, gratuitamente. No dia 12, o cantor, e agora ator, Maciel Melo fará show e, logo após, sessão de autógrafos do livro “A Poesia e a Estrada”, uma autobiografia que foge da forma convencional e linear de contar a vida de alguém. Maciel retoma a carreira nos palcos após recente participação na novela Velho Chico, da Rede Globo.

OFICINAS – Um dos focos principais da Feira Nacional do Livro de Caruaru é a capacitação, por meio de oficinas, cujas inscrições serão gratuitas. A oficina de Criação Literária será ministrada por Raimundo Carrero e acontecerá nos dia 11 e 12 de agosto. O escritor vai apresentar os segredos da ficção, através de exercícios e do estudo de escritores clássicos ou consagrados.

Já a “Eu, Repórter: a elaboração da notícia pelo cidadão” fica a cargo dos jornalistas, Sheila Borges e Diego Gouveia. A dupla ensinará os participantes a produzir notícia conhecendo esse processo e criando um método próprio de apuração e validação da informação.

Outras opção é a oficina de Editora Cartonera, que será comandada pelos integrantes do selo independente Lara Cartonera, David Henrique e Gledson Lamartine. Em uma manhã, eles mostrarão como confeccionar livros artesanalmente, com capas de papelão.

A Feira Nacional do Livro do Agreste reunirá 50 estandes, onde estarão representadas quase 200 editoras e distribuidoras. A expectativa é reunir, nos cinco dias do evento, 60 mil pessoas, entra adultos, jovens e crianças.

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL) figuram como importantes apoiadores da iniciativa. “É muito importante que tenhamos tido a oportunidade e os meios necessários para fazer uma feira com o tamanho e a densidade que o Agreste precisa e merece”, destacou o presidente da Cepe, Ricardo Leitão.

 

 

 

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon