Novo espaço do Conservatório Pernambucano de Música une preservação histórica e formação artística. Foto: Janaína Pepeu/Secom
A governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta quarta-feira (29), a Casa Capiba, um novo espaço cultural dedicado à formação musical e à preservação da memória de um dos maiores nomes da cultura de Pernambuco. Localizado na Zona Norte do Recife, o imóvel passou por completa restauração e foi incorporado ao patrimônio do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), vinculado à Secretaria de Educação (SEE). Desapropriada em 2017, a casa foi recuperada pela atual gestão com investimento de R$ 750 mil, transformando-se em um centro de aprendizado e difusão cultural.
“Hoje nós estamos inaugurando a Casa Capiba, equipamento do Conservatório Pernambucano de Música e um símbolo de resistência da nossa cultura em meio aos espigões do Recife. Precisamos celebrar a nossa história e legado, e Capiba aqui é homenageado com a devolução desse espaço ao nosso Estado. Nesta casa que foi dele, serão formados novos músicos e novos talentos, passando de geração em geração o que nos faz ser reconhecidos no mundo todo”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Com obras de adaptação e acessibilidade que preservaram a estrutura original, o espaço agora receberá cerca de 1.600 estudantes para ensaios, performances e cursos de formação musical. A entrega representa um novo impulso às atividades pedagógicas e artísticas do Conservatório. “Essa entrega de hoje significa respeito à nossa história, aos nossos mestres, a todos os artistas que fazem a cena cultural e que são os responsáveis por manter viva a memória de Capiba. Se Pernambuco é grande, se Pernambuco é importante, se nós somos do tamanho que somos, é porque esses artistas, todos os dias, nos ajudam a construir a nossa identidade e a nossa história”, afirmou a vice-governadora Priscila Krause.
O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou a relevância simbólica do espaço. “Aqui na Casa Capiba, os nossos estudantes agora poderão receber não apenas educação, mas também vão poder usufruir de uma convivência harmônica com o que é a música, com o que é o Conservatório, com o que é o Estado de Pernambuco”, disse. Para Janete Florêncio, gerente-geral do CPM, o momento marca uma conquista para o meio artístico. “Agradeço por todo o apoio que o Governo do Estado deu para que essa obra realmente acontecesse e chegasse até este dia tão especial, de muita emoção. Isto é algo de muito valor”, afirmou.
Entre os artistas que participaram da inauguração, André Rio ressaltou o valor simbólico da Casa Capiba. “É fundamental para a cultura pernambucana a preservação dessa casa. Estar hoje aqui vendo esse espaço tão bonito, refeito, é emocionante. Sem dúvida um trabalho lindo feito pelo Governo do Estado”, declarou. O evento contou ainda com a presença de nomes como Marrom Brasileiro, Getúlio Cavalcanti, Claudionor Germano, Nonô Germano, Nena Queiroga, Almir Rouche e representantes da Fundarpe, além dos secretários Cacau de Paula (Cultura) e Daniel Coelho (Meio Ambiente).

