O fim de semana pede por uma programação diferente e repleta de diversão, pensando nisso, a Prefeitura do Recife (PCR), através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), preparou diversas atividades para toda a família nos equipamentos de educação ambiental. Quem escolher visitar o Jardim Botânico do Recife, na Zona Oeste, ou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT Ambiental), na Zona Sul, poderá conferir e participar de oficinas, trilhas ecológicas, meditação e muito mais. E para aproveitar o clima junino deste mês de junho, o Econúcleo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, sediará uma atividade especial em comemoração a data.
O Econúcleo Jaqueira receberá os visitantes neste sábado (29) com uma contação de histórias seguida da oficina “Borboletando coisa e tal”, às 9h. Logo após, o público vai poder se divertir pelas trilhas do Parque com a trilha selvagem “Caça ao tesouro”. A prática começa às 10h e levará o público a compreender a importância das árvores e sua preservação para o meio ambiente de forma lúdica e cheia de aventuras. Para encerrar o dia, os visitantes participarão de uma experiência musical através de gestos e movimentos corporais produzindo os sons da natureza com garrafa PET, que servirá de instrumento sustentável.
No domingo (30), o visitante poderá começar o dia relaxando com a prática de meditação guiada pelo grupo Sahaj Yoga. A atividade, que começa às 9h, pode ser realizada por adultos e crianças e o exercício traz benefícios para a saúde como a diminuição da ansiedade, controle da pressão arterial, aumento da qualidade do sono e melhora da flexibilidade e força. Para participar, não é necessário se inscrever nem levar qualquer tipo de equipamento especial.
Para encerrar o mês de junho no Econúcleo Jaqueira em clima de São João, nada melhor do que um casamento junino. O espaço apresentará o espetáculo teatral “O casamento de Rosinha com seu noivo reciclado” que mesclará temática ambiental com a cultura popular e será estrelado pelos arte-educadores do local. O público vai poder curtir muito forró e se divertir com a história que começa às 16h. A peça contará a história de Rosinha, uma moça apaixonada pelo seu noivo e que deseja se casar. Contudo, o casamento matuto corre sério risco de não acontecer, uma vez que a noiva é uma protetora da natureza e o seu noivo está muito distante disso. Com tantas diferenças - quando o assunto é o meio ambiente e sustentabilidade - os noivos contarão com a ajuda de São João e Santo Antônio para que o casamento seja realizado e o noivo de Rosinha comece a se interessar pelo processo de reciclagem. A apresentação tem duração de 40 minutos e é aberta ao público de todas as idades.
Já para quem está pretendendo visitar o Jardim Botânico no final de semana, a pedida é aproveitar a caminhada ecológica “Na trilha da biodiversidade”, que ocorrerá no sábado, às 13h30. O público vai poder percorrer os caminhos da Mata Atlântica no Jardim num clima de descoberta e aprender sobre as espécies típicas do bioma e os animais que têm a vegetação como habitat natural. Ainda no sábado, a garotada vai poder aprender brincando com a contação de histórias “As aventuras de pé de pano”, às 15h. Na ação, os pequenos vão poder refletir sobre os efeitos das mudanças climáticas na cidade através do manuseio de objetos recicláveis em miniaturas e o final da história será criado pelas crianças.
O domingo também estará repleto de atividades para todos os públicos. Às 10h, vai rolar a caminhada ambiental “Trilha Cega”, onde os visitantes terão a oportunidade de aguçar o olfato, a audição e o tato, através da sensação de estar imerso na natureza e aprendendo a importância de trabalhar em equipe, com cooperação e confiança mútuas. Os participantes estarão vendados e descalços, e irão percorrer os caminhos da trilha conhecendo mais sobre a fauna e flora do local.
Por fim, o CAT Ambiental, localizado no segundo jardim de Boa Viagem, estará sediando a vivência ambiental “Água viva” que convidará os participantes a refletir sobre a poluição dos mares e mostrar como os resíduos impactam nos rios e mares. Logo após, vai rolar uma oficina de origamis sustentáveis para o público de todas as idades. As atividades acontecem de manhã, das 9h às 12h, e se repetem durante a tarde, das 14h às 17h.
Confira a programação completa deste fim de semana nos Econúcleos:
Econúcleo Jaqueira, Sábado (29)
09h – Contação de história e Oficina: Borboletando coisa e tal
10h – Trilha Selvagem + caça ao tesouro
11h - Em cena verde: “Roteiros de improviso com Astrogilda e Alcebíades
14h – Sarau Ambiental
14h - Vivência Ambiental com Capitão Natureza + Ribe do Capibaribe
16h - Do PET ao som: oficina de percussão com garrafa PET
Domingo (30)
09h – Grupo de Meditação Sahaj Yoga
10h - Apresentação do Espaço sustentável com Cordel
11h - contação de histórias “Borboletanto coisa e Tal”
14h – Contação de história “Pedrinho e o Barco”
15h - Historias Cantaroladas
16h00 – O Casamento de Rosinha com seu noivo Reciclado
Econúcleo Jaqueira
R. do Futuro, 959 - Jaqueira
De quinta à domingo, das 9h às 17h
Entrada gratuita
Jardim Botânico, Sábado (29)
09h - Caminhada Ecológica: Trilha Cega
10h - Faz de conto: contação de histórias em Cordel
11h – Oficina de mudas “Terra e Vida”
13h30 - Caminhada Ecológica “Na trilha da biodiversidade”
14h10 – Caça Palavra Ambiental
15h - O Meio que se conta: contação de história “As Aventuras de Pé
de Pano”
Domingo (30)
10h - Caminhada Ecológica “Trilha Cega”
14h30 - Oficina de mini hortas “viveiro de mudas”
15h10 – Cine ambiental: mostra de vídeo no econúcleo
Jardim Botânico do Recife
BR 232, km 7,5 - Curado
De terça a domingo, das 9h às 15h30
Entrada: gratuita
CAT Ambiental, Domingo (30)
09h às 12h - Vivencia ambiental: Água viva
09h às 12h - Arte no Meio: Oficina de Origami
14 às 17h - Vivencia ambiental: Água viva
14 às 17h - Arte no Meio: Oficina de Origami
Centro de atendimento ao turista ambiental (CAT Ambiental)
Segundo Jardim - Boa Viagem
Terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada gratuita