Edificações que nasceram entre os séculos XVII e XIX, ganham vida com as tintas da Iquine e se transformam em projeto social
A junção de forças da iniciativa privada, poder público, organizações sem fins lucrativos e sociedade civil resultou na transformação de dois casarões vizinhos e próximos ao Marco Zero, em Recife, no primeiro shopping sociocultural de criatividade, inovação e conexão do Brasil. A Casa Zero abre suas portas ao público no dia 15 de setembro, um espaço que une empreendedorismo social, cultura, educação, para gerar impacto social.
Dentro dos 16 ambientes distribuídos por quatro andares, as pessoas terão acesso a espaços como projetos educacionais e culturais de ONGs, oficinas de artesanato, cozinha gourmet, coworking, biblioteca, sala de inovação, estúdios, podcast, entre outros, possibilitando também que organizações e iniciativas sociais exponham seus projetos e produtos para a geração de renda.
As ativações promovidas pela Casa Zero em prol da sociedade irão propagar para todo o seu entorno, como um ponto de partida de ideias que prometem impactar o mundo, trazendo oportunidades sobretudo aos moradores da comunidade Pilar, que tem o 2º pior IDH (Índice de Desenvolvimento Urbano) da cidade. A proximidade do espaço sociocultural com a comunidade potencializará ações sociais com estímulos ao desenvolvimento dos moradores, através do fomento ao empreendedorismo, cultura, criatividade e inovação.
A criação desse novo ecossistema social na capital pernambucana movimentou apoiadores como o Grupo Iquine, incentivador de ações que impactam positivamente a sociedade e que despertem nas pessoas o sentimento de pertencimento dos espaços urbanos. A marca forneceu as tintas e a consultoria técnica necessárias para trazer de volta para a cidade um patrimônio histórico com quase 3 mil metros quadrados de área. Todas as tintas doadas pela Iquine para a revitalização e manutenção do prédio foram selecionadas respeitando as propostas visuais e as características do Casa, com um cuidado ainda mais especial por se tratar de um patrimônio histórico.
“Participar do nascimento da Casa Zero reforça o compromisso da Iquine com a sociedade e mostra que enquanto marca, estamos trilhando um caminho que acreditamos muito, promovendo mudanças e transformações que vão impactar positivamente a comunidade que estamos inseridos e o país. A Casa Zero tem uma proposta de ser um local de compartilhamento de experiências, onde as pessoas possam se desenvolver e mostrar seu valor, tudo isso num espaço democrático com impulsionamento de negócios e iniciativas sociais” explica Magaly Marinho, Gerente de Marketing do Grupo Iquine, responsável pela Tintas Iquine
A Casa Zero vai permitir a expansão de ações como as iniciativas da Rede Muda Mundo através dos programas Novo Jeito (focado em serviços voluntários às comunidades), Porto Social (aceleradora de projetos sociais), Transforma Brasil (plataforma que une quem quer ajudar e quem precisa de ajuda) e Fábrica do Bem (promoção de informações sobre empatia, saúde mental e outros temas).