Cassiano Oliveira: De catador de lixo a estudante de Ciências Biológicas da UFPE - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Cassiano Oliveira: De catador de lixo a estudante de Ciências Biológicas da UFPE

Revista algomais

Cassiano Oliveira da Silva, de 29 anos, é um exemplo de superação e determinação. Desde os 12 anos de idade, quando começou a trabalhar no lixão de sua cidade natal, Passira, no agreste de Pernambuco, Cassiano desafiou as estatísticas e construiu um caminho de sucesso. Recentemente, ele recebeu a notícia de sua aprovação no curso de Ciências Biológicas, que terá início neste mês de maio. Com orgulho do seu feito, Cassiano planeja utilizar seus conhecimentos para contribuir com sua região e conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, a reutilização do lixo e as mudanças climáticas.

Embora a jornada acadêmica seja um desafio, Cassiano enfrentará o curso de forma remota, optando pela modalidade de ensino à distância. Sua motivação e dedicação servirão de inspiração para muitos jovens em sua região. "Estou acostumado a estudar pela internet. Muitas vezes, trabalhava o dia inteiro e, à noite, quando chegava em casa, dedicava-me aos estudos por meio do celular, assistindo a vídeos", relembra Cassiano.

Agenda TGI

Atualmente, Cassiano é responsável por prover o sustento de sua família e oferecer oportunidades de trabalho para outros trabalhadores em um depósito de material reciclável que fundou. Lá, os catadores coletam materiais ou empresas que geram grandes quantidades de resíduos entregam-nos para serem prensados e vendidos em fábricas. Enquanto concilia os estudos com o trabalho, Cassiano conta com o apoio de seus colaboradores para dar continuidade aos processos no depósito.

“Eu vou aproveitar essa oportunidade para conseguir o máximo de conhecimento que eu puder. O meio ambiente sempre esteve na minha vida e eu quero usar tudo que eu aprender para fazer o melhor pela natureza”, afirma o futuro estudante.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon