Especialista em saúde infantil, Daniel Becker discute os impactos do uso de telas na educação em palestra gratuita no Recife
O uso de celulares em sala de aula divide opiniões e acende um importante debate sobre os efeitos dessa tecnologia no processo de aprendizagem. Para o pediatra e sanitarista Daniel Becker, defensor do uso consciente das telas, o aparelho pode representar um risco ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, especialmente quando interfere na atenção, memória e na saúde mental dos estudantes. Reconhecido por sua atuação em políticas públicas de infância, Becker abordará o tema em palestra gratuita e aberta ao público no dia 26 de maio, às 19h, no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira, ao lado do Geraldão.
Becker é um dos principais articuladores da nova Lei Federal nº 15.100/2025, que proíbe o uso de dispositivos eletrônicos em escolas de educação básica, públicas e privadas. A norma foi criada para preservar a saúde física, psíquica e emocional dos estudantes e estimular momentos de convivência social sem a mediação de telas. “Quando a gente fala de educação digital, a gente precisa primeiro contextualizar na nossa juventude, na juventude brasileira, o que ela está passando”, afirma o especialista.
Com ampla trajetória na promoção da saúde infantil, Daniel Becker já colaborou com o Unicef, a OMS e fundou o CEDAPS, ONG com forte atuação em comunidades populares. Ele foi também um dos autores do guia interministerial de uso de telas por crianças e adolescentes. Em suas falas, Becker chama atenção para os riscos do uso excessivo de celulares, como dependência digital, ansiedade, depressão e queda no rendimento escolar, especialmente num país como o Brasil, que lidera rankings globais de tempo de tela entre os jovens.
A palestra será realizada na Unit-PE, instituição que figura entre as melhores de Pernambuco segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC. Com nota 4 em uma escala até 5, a Unit-PE se prepara para o Vestibular Tradicional do segundo semestre, que ocorrerá em 1º de junho, com organização da Strix Educação.
Serviço:
Palestra “Celular na sala de aula: ajuda ou atrapalha?”
📍 Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, ao lado do Geraldão, Imbiribeira, Recife
📅 26 de maio (domingo)
🕖 19h
🎟️ Entrada gratuita e aberta ao público
4o