Vale a pena investir em imóveis mesmo com o cenário de juros altos? Segundo o diretor da Incorporadora e Construtora OR, Pedro Pessoa, a resposta pode surpreender. Embora a taxa de juros esteja em níveis elevados, quem compra um imóvel na planta não precisa financiar imediatamente, mas sim quando o empreendimento for entregue. E até lá, existe a perspectiva de juros mais baixos.
Pessoa explica que a perspectiva da Selic para o próximo ano é de 10%, em contraste com a atual taxa de 13,75%. Portanto, um cliente que adquirir um apartamento na segunda fase do Residencial Verano, por exemplo, só começará a financiar em junho de 2024, quando o empreendimento estiver pronto. Nesse período, espera-se que os juros estejam mais favoráveis.
Além disso, é importante considerar a tendência de valorização dos imóveis. Quando os juros estiverem mais baixos, o valor dos imóveis já terá aumentado. Pessoa analisa que esperar por um cenário futuro com juros mais baixos pode resultar em imóveis mais valorizados, tornando a compra menos acessível. “Se o cliente pensar apenas na taxa atual de juros, pode estar perdendo a oportunidade de comprar um imóvel com um valor de metro quadrado menor enquanto ele está na planta ou em construção. Se for esperar um cenário futuro para comprar uma unidade com uma taxa de juros mais baixa pode ser que nem tenha mais condições de comprar porque os imóveis estarão mais valorizados”, explica.
O mercado imobiliário também está apresentando uma retomada na valorização dos imóveis, especialmente no Recife, uma das capitais com maior valor de aluguel por metro quadrado.