(Do IBGE)
O IBGE divulgou o terceiro balanço de coleta do Censo Demográfico 2022. Desde 1⁰ de agosto, quando a coleta domiciliar teve início, até 31 de outubro, foram recenseados mais de 2,5 milhões de domicílios e 7.338.669 pessoas, o equivalente a cerca de 75% da população estimada.
Da população contada no período, 3.852.812, ou 52,5% do total, são mulheres e 3.485.857 (47,5% do total) são homens. Além disso, quase 86 mil pessoas se declararam indígenas e 66,5 mil pernambucanos se declararam quilombolas. Em relação ao tipo de questionário, 89,4% dos domicílios responderam ao questionário básico, com 26 questões e 10,6% ao questionário ampliado, com 77 perguntas.
A maior parte dos questionários (99,5%) foi respondida de forma presencial, sendo que 4.030 domicílios optaram por responder pela internet e 8.520 por telefone. O tempo mediano de preenchimento tem sido de cinco minutos para o questionário básico e de 15 minutos para o formato ampliado.
Cerca de 1,45% dos domicílios do estado se recusaram a responder o Censo 2022, pouco menos do que o registrado no segundo balanço da coleta, no fim de agosto (1,49%). Muitas dessas recusas continuam se concentrando em bairros de classe média alta ou condomínios verticais.
Ao longo da coleta do Censo, o IBGE também implementou melhorias nas taxas de remuneração dos setores censitários, que são as áreas de trabalho dos recenseadores. “Em Pernambuco, conseguimos aumentar os valores destinados aos 8.789 setores ainda não pagos. Essas mudanças geraram um aumento de até 40% nos pagamentos dos recenseadores no estado. Continuamos buscando alternativas para incentivá-los ainda mais”, afirma o superintendente estadual do IBGE em Pernambuco, Gliner Alencar.
Os dados da população do balanço mostram ainda que, a nível nacional, o Censo 2022 mostra a tendência de um envelhecimento maior da população. “No Brasil como um todo, há uma tendência de alargamento do topo da pirâmide etária, pois, mesmo com a coleta em andamento, já temos mais idosos recenseados do que no Censo 2010. Ao final da coleta, teremos esses dados em detalhes para Pernambuco e seus municípios”, completa Gliner.
IDENTIFICAÇÃO DO RECENSEADOR
Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE e boné do Censo, crachá de identificação e o dispositivo móvel de coleta. Além disso, é possivel confirmar a identidade do agente do IBGE no site Respondendo ao IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR Code que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Após receber o recenseador no domicílio, é possivel optar por um melhor horário ou dia para responder, como também realizar a pesquisa por telefone ou pela internet. Em hipótese alguma, o IBGE solicita dados bancários, números de cartão de crédito, senhas via aplicativos de mensagens nem pede a assinatura de qualquer termo por parte do informante.