Cerâmica Como Resistência: Joelsonbiu Reinventa O Sertão Em Exposição No Recife - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Cerâmica como resistência: Joelsonbiu reinventa o sertão em exposição no Recife

Revista Algomais

Mostra “Infinitamente Sertão” transforma galeria em templo simbólico com esculturas inéditas que misturam arte popular, política e poesia

A potência simbólica do sertão ganha forma em barro e fogo na exposição Infinitamente Sertão, que entra em cartaz nesta quinta-feira (15), às 19h, na Número Galeria, em Boa Viagem, zona sul do Recife. Com curadoria de Joana D’Arc Lima, a mostra reúne esculturas inéditas do artista pernambucano Joelsonbiu, cujas peças cerâmicas evocam uma geografia afetiva, imaginada e profundamente autoral. A exposição propõe um diálogo entre tradição, memória e contemporaneidade, transformando o espaço expositivo em um ambiente ritualístico, repleto de referências ao sagrado, ao erótico, ao cotidiano e à resistência.

Natural de Vitória de Santo Antão, Joelsonbiu parte de narrativas orais, memórias de infância e expressões da cultura nordestina para criar colunas cerâmicas que remetem à obra “Coluna Infinita”, do romeno Constantin Brancusi. Essas esculturas verticais, formadas por sobreposição de peças únicas, funcionam como totens de um “sertão infinito”, que incorpora influências de Shakespeare, Ariano Suassuna, Raduan Nassar e imagens do erotismo do século 19. “Eu inventei uma vegetação, um ambiente, a partir dessas histórias que ouvi quando criança. Era uma construção imaginária, uma fabulação minha do que seria o sertão”, afirma o artista.

A curadoria destaca o uso do barro como linguagem expressiva e política, em uma proposta que explora temas como ancestralidade, violência e fabulação. A montagem da exposição busca criar um ambiente sensorial, com caminhos entre as colunas e justaposição de diferentes séries do artista, gerando pausas, encontros e errâncias. Entre os destaques, está a obra Matriz da Luz, que incorpora medalhões e cornucópias inspiradas em imagens fotográficas de nus femininos e cenas eróticas antigas. “A cerâmica conta a história do mundo. É feita de restos, de coisas que foram destruídas e depois reutilizadas... Cerâmica é humanidade em forma de arte”, afirma Joelsonbiu.

Para a curadora Joana D’Arc Lima, a exposição é resultado de uma longa imersão na poética do artista. “Infinitamente Sertão nos desloca para a complexidade de um território imaginado, quimérico e potencializado pela força vital e vontade de vida desse artista radical e intempestivo.” A mostra coloca o público diante de uma arte que é, antes de tudo, liberdade. “É como se você abrisse as portas e corresse desesperadamente e infinitamente em busca do que você nem sabe exatamente o que vai encontrar”, define Joelsonbiu.

Serviço
Infinitamente Sertão – Joelsonbiu
📍 Número Galeria – Rua Professor Eduardo Wanderley Filho, 539, Boa Viagem, Recife (PE)
📅 Abertura: quinta-feira, 15 de maio, às 19h
🕒 Visitação: terça a sábado, das 14h às 19h
📞 Mais informações: @numerogaleria

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon