A megaoperação no Terminal de Contêineres, impulsionando o hub de veículos no porto de Pernambuco. As unidades serão entregues às concessionárias do Nordeste.
Nesta segunda-feira (15), uma megaoperação de veículos elétricos está em andamento no Cais 3 do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto de Suape. A operação envolve o transporte de 1.972 veículos elétricos da BYD, uma empresa chinesa líder global na fabricação de automóveis, caminhões e ônibus movidos a baterias elétricas. A embarcação que transporta esses veículos partiu do Porto de Nansha e chegou à costa pernambucana após 34 dias de viagem. Dezenas de profissionais estão envolvidos nessa operação, que tem previsão de conclusão para esta terça-feira (16). Após os procedimentos alfandegários, os veículos serão encaminhados às concessionárias em toda a região Nordeste. A importação dessas unidades chinesas destaca a importância do HUB de Veículos de Suape, que teve um crescimento significativo de 42% em 2023 em comparação com o ano anterior.
Marcio Guiot, diretor-presidente de Suape
“O desembarque de quase duas mil unidades da BYD, para posterior distribuição nos Estados da região, é mais um case de sucesso do nosso hub de veículos, que expande, gradativamente, seu raio de alcance. É uma notícia muito positiva para Suape, para Pernambuco e para o Nordeste"
Atuação da BYD
A BYD é uma gigante global em soluções de energia limpa. Com um compromisso centrado na transição para uma matriz energética livre de poluentes, a empresa já estabeleceu fábricas para a montagem de chassis de ônibus totalmente elétricos e para a produção de módulos fotovoltaicos, ambas situadas em Campinas (SP). Além disso, possui uma terceira unidade fabril na Zona Franca de Manaus (AM), onde fabrica baterias de fosfato de ferro-lítio.