Christal Galeria Inaugura “Chamar O Rio”, Mostra Sobre Os Direitos Dos Rios Na América Latina - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Christal Galeria inaugura “Chamar o Rio”, mostra sobre os direitos dos rios na América Latina

Revista Algomais

A Christal Galeria inaugura, no dia 9 de outubro, às 19h, a exposição coletiva “Chamar o Rio”, com curadoria de Paula Borghi. A mostra reúne 16 artistas contemporâneos da América Latina — entre indígenas e não indígenas — em torno da defesa dos direitos dos rios e da natureza como sujeito de direito. A abertura contará com uma performance dos artistas Ziel Karapotó e Olinda Tupinambá, que integram o elenco de nomes vindos de países como Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Porto Rico e Venezuela.

Inspirada pela filosofia do bem-viver, a exposição propõe uma imersão nas relações entre cultura e natureza, apresentando obras em vídeo, performance, desenho, pintura, fotografia e objeto. As criações questionam as fronteiras entre humanos e não humanos e evocam a necessidade de reconhecer os rios como entidades vivas, com direitos próprios. “No ano em que o Brasil sediará a COP 30, evento no qual líderes mundiais, cientistas e atores da sociedade civil se reunirão para discutir ações para mitigar as mudanças climáticas, é fundamental colocar este tema também na agenda cultural”, defende a curadora Paula Borghi.

A mostra também faz referência a casos emblemáticos internacionais, como o Rio Whanganui, na Nova Zelândia, reconhecido como pessoa jurídica em 2017, e o Rio Atrato, na Colômbia, que mesmo com status legal, ainda sofre com a poluição do garimpo. “Nem todos os casos de reconhecimento dos rios como pessoas jurídicas são suficientes para a garantia de seus direitos, assim como ocorre com os das pessoas humanas”, acrescenta a curadora. Para Christiana Asfora, fundadora da Christal Galeria, a exposição é um chamado por novas formas de proteção ambiental inspiradas nos modos de vida dos povos originários.

Ao reunir obras que articulam dimensões políticas, espirituais e ambientais das águas, “Chamar o Rio” convida o público a refletir sobre a urgência de preservar os ecossistemas e repensar a convivência entre seres humanos e o planeta. Desde 2021, a Christal Galeria vem consolidando seu papel no cenário artístico pernambucano, promovendo exposições que aproximam arte, território e sociedade.

Serviço
Exposição: Chamar o Rio
Abertura: 9 de outubro de 2025, às 19h
Local: Christal Galeria – Rua Jeremias Bastos, 266, Pina
Visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h
Entrada gratuita

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon