Espaço cultural promove sessões gratuitas com foco na produção independente e temas como inteligência artificial, sindicalismo, corpos em cena e homenagens a Miró da Muribeca
O Super 8, espaço cultural localizado no centro do Recife, anunciou sua programação gratuita para os meses de julho e agosto, reunindo exibições de filmes, debates, lançamentos de livros e videoclipes, além de uma exposição fotográfica. Com foco na produção independente, as atividades incluem novas edições do projeto Encontros do Cinema Pernambucano (ECP), responsável por mais de 150 sessões na capital pernambucana e 18 na Europa, conectando o audiovisual a outras expressões artísticas.
A programação começa no dia 1º de julho com o lançamento do videoclipe do artista Soninho, dirigido por ISNT, dentro do projeto VIDEOCULTO. No dia seguinte, entra em cartaz a Mostra Periférica de Cinema, com Anny Kesia e Ângelo Fábio. Já no dia 3, o ECP promove um debate sobre “a inteligência artificial e seus impactos culturais”, com a pré-estreia do filme “O Túnel” (2025), de Marcello Trigo. Participam da conversa os cineastas André Pinto, Daniel Bandeira e Marcello Trigo, além de Rei (Recife Ordinário) e o professor Giordano Cabral (UFPE).
Outros destaques de julho incluem sessões sobre narrativas e corpos em movimento, como o encontro com o THCine (dia 16) e o debate “Corpos em cena” com Foster Costa e Marcos Teófilo (dia 23). No dia 24, o ECP apresenta filmes de Bosco da Costa e Tauana Uchôa, em sessão com Irmã Argemira. No fim do mês, no dia 31, o tema será o sindicalismo, com participação de Rafaela Celestino e Plínio Sá.
Em agosto, o Super 8 presta homenagem a Miró da Muribeca, com uma programação especial no dia 6, que inclui leituras, exibições e o lançamento de sua nova biografia, escrita por Wellington Melo. A despedida do poeta se estende ao sábado (9), com cerimônia às margens do Capibaribe, organizada por Marcelino Freire e o Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro. No dia 20, o escritor Landerson Rodrigues lança seu novo livro, O Doce Veneno da Serpente, em noite com cinema e histórias sobrenaturais.
Paralelamente à programação de cinema e literatura, o público poderá visitar a exposição “Retratos Urbanos”, da fotógrafa Ignus, com curadoria de Thor Neukranz. As imagens, feitas entre 2017 e 2018 em ruas da Região Metropolitana do Recife, permanecem em cartaz até 2 de agosto na Galeria do Super 8. O Encontros do Cinema Pernambucano é idealizado por Thor Neukranz, com produção de Vinícius Costa e Wandryu Figuêredo.
Serviço
📆 Julho e agosto de 2025
📍 Super 8 — Rua Mamede Simões, 144, Centro do Recife
🎟 Entrada gratuita
📲 Instagram: @encontrosdocinema | @barsuper8
Programação:
- 1º de julho (terça-feira)
Lançamento do videoclipe de Soninho, o primeiro episódio do projeto VIDEOCULTO, dirigido por ISNT. - 2 de julho (quarta-feira)
Mostra Periférica de Cinema com Anny Kesia e Ângelo Fábio - 3 de julho (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano sobre Inteligência Artificial com Marcello Trigo, Daniel Bandeira e André Pinto. Estreia do filme O Túnel (2006-2025). - 16 de julho (quarta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano em parceria com THCine - 17 de julho (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano sobre Paudalho com Jeff Mandu e Vitória Almeida - 23 de julho (quarta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano “Corpos em cena” com Marcos Teófilo e Foster Costa. Filmes NADA OBSTA (2025), de Foster Costa e Corpo dessa Praia (2025), de Marcos Teófilo. - 24 de julho (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano com Argemira, Bosco da Costa e Tauana Uchôa.
Filmes Argemira (2019) e INA (2021), de Bosco, e Não Tem Só Mandacaru (2015), de Tauana Uchôa. - 31 de julho (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano sobre sindicalismo com Rafaela Celestino e Plínio Sá. - 6 de agosto (quarta-feira)
Homenagem a obra de Miró, com Wilson Freire, Cida Pedrosa e convidados, além de exibição de filmes com poesia. Lançamento do novo livro biográfico de Wellington Melo. - 7 de agosto (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano especial Sítio do Pai Adão, com Carolina Barros, Kayo na Real, Lucas Nagô e Victor Moura. - 14 de agosto (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano em parceria com Cine Rua, presença de Priscila Urpia e Kate Saraiva. - 20 de agosto (quarta-feira)
Lançamento do livro O Doce Veneno da Serpente (2025), de Landerson Rodrigues. - 21 de agosto (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano com Cecília da Fonte - 28 de agosto (quinta-feira)
Encontros do Cinema Pernambucano com Carlota Pereira