Após dois anos fechado, patrimônio cultural retorna ao público com melhorias e programação especial. Hesíodo Góes/ Secom
O Cinema São Luiz, icônico espaço cultural do Recife, reabre nesta sexta-feira (1º) para a 15ª edição do Festival Janela Internacional de Cinema do Recife. A reabertura oficial será marcada por uma solenidade conduzida pela governadora em exercício Priscila Krause, às 20h, seguida da exibição de Manas, de Marianna Brennand. O festival, que trará uma programação diversificada, vai até o dia 8 de novembro.
As reformas no Cinema São Luiz foram realizadas pelo Governo de Pernambuco por meio da Secretaria de Cultura e Fundarpe, com investimentos que somaram R$ 1,4 milhão. Entre as melhorias, destaca-se a recuperação da coberta, com aporte estadual de R$ 106 mil, e a restauração do forro decorativo, viabilizada por recursos da Lei Paulo Gustavo. Segundo Priscila Krause, “o São Luiz, que é patrimônio de Pernambuco tombado pela Fundarpe, passou por diversas melhorias que trazem segurança, conforto e modernidade para a população”.
Paralelamente ao festival, o público poderá conferir a exposição “Cinema São Luiz: Projetando Re-Existências”, que ocupa as dependências do cinema e inclui audiodescrição nos painéis expositivos. A mostra celebra os 72 anos de história do espaço e sua renovação, destacando sua importância na cultura pernambucana e no cenário cinematográfico do Recife.
Serviço
Reabertura do Cinema São Luiz e 15ª edição do Janela Internacional de Cinema do Recife
Quando: 1º de novembro de 2024, às 20h
Programação do festival até 8 de novembro de 2024
Mais informações: janeladecimena.com.br