Mostra com curadoria de Wilson Freire estreia nesta sexta (11), às 18h, na Galeria do Coletivo Raiz, no Recife Antigo
Reconhecido por suas charges afiadas e premiadas em Salões de Humor Gráfico, o artista visual Clériston abre uma nova fase em sua trajetória com a realização de sua primeira Bienal. A exposição, com entrada gratuita, será inaugurada nesta sexta-feira, 11 de abril, a partir das 18h, na Galeria do Coletivo Raiz, localizada na Rua da Moeda, 71, no Recife Antigo.
Com curadoria do multiartista e médico Wilson Freire, a mostra apresenta obras em acrílica sobre tela e painel que exploram a hibridização entre seres vivos e objetos. O resultado é uma fusão entre realidade e fantasia, com obras que transitam entre o expressionismo e o abstrato. Segundo Clériston, a proposta é estimular uma leitura lúdica e expandida da condição humana, refletindo sobre o cotidiano e o papel de todos — humanos, objetos e natureza — na sinfonia da vida.
A expografia da Bienal está dividida em três núcleos: o primeiro reúne os trabalhos inéditos produzidos em 2025, com destaque para uma pintura feita alla prima durante o projeto Pintando na Praça, em Palmares; o segundo núcleo exibe uma seleção de obras criadas nos últimos dois anos; e o terceiro resgata as raízes do artista, com HQs e charges publicadas na grande imprensa e em veículos alternativos nos anos 1980.
A exposição é uma oportunidade para acompanhar a liberdade criativa de Clériston ao longo do tempo, que mesmo transitando por diversas escolas e estilos, mantém a identidade de um criador contemporâneo.
SERVIÇO
🖼 Primeira Bienal de Clériston
📍 Galeria do Coletivo Raiz – Rua da Moeda, 71, Térreo, Recife Antigo
🗓 Abertura: 11 de abril, às 18h
🎨 Curadoria: Wilson Freire
🎟 Entrada gratuita