Documento apresenta queda entre 2020 e 2022; nenhuma das capitais tem mais de 75% da população vacinada
Levantamento realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove Digital, identificou que houve uma queda de 71% para 58% na cobertura de vacinação dos maiores municípios brasileiros de 2020 a 2022 e que até entre as capitais, somente três melhoraram a cobertura vacinal (Aracaju -SE, Goiânia-GO e Florianópolis-SC), mas nenhuma delas alcançou cobertura superior a 75%. Além disso, foi identificado que somente 37 municípios do interior do país, a maioria do sul e sudeste, possuem cobertura acima de 75%. Na outra ponta, 111 municípios tem cobertura abaixo de 50%.
O estudo usou como base os dados sobre cobertura vacinal do Ranking de Competitividade dos Municípios 2022, que avaliou 415 cidades com população acima de 80 mil habitantes, o que corresponde a cerca de 60% da população brasileira.
Dentre as capitais, cinco delas ficaram com cobertura abaixo de 50%: Salvador (BA), São Luís (MA), Macapá (AP), João Pessoa (PB) e Belém (PA). Já entre as 37 cidades com cobertura vacinal acima de 75%, 20 estão no Sudeste, 14 no Sul e as outras três são das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. A maior parcela dos municípios do levantamento, 267, possui entre 50% e 75% de cobertura vacinal, enquanto que 27% das cidades analisadas, ou 111 municípios, tem cobertura abaixo de 50%.
Dentre os municípios melhor posicionados na cobertura vacinal, Itanhaém (SP) ficou em primeiro lugar, seguido por Jaraguá do Sul (SC) em segundo, e São Bento do Sul (SC) na terceira colocação. Na outra ponta da tabela, Belford Roxo (RJ) é o município com menor índice vacinal, atrás de Manhuaçu (MG) e Nova Iguaçu (RJ).
Ranking. Em setembro de 2022, o Ranking de Competitividade dos Municípios foi lançado pela terceira vez seguida pelo CLP em parceria com a Gove Digital, avaliando 415 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, que representam cerca de 60% da população brasileira.
O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos considerados fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública das cidades brasileiras: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações. Todos os indicadores são oriundos de dados públicos. No caso do indicador de cobertura vacinal, que se encontra dentro do pilar de Acesso à Saúde, os dados são do Datasus de 2021
O indicador sintético da taxa de cobertura de vacinação para o conjunto de imunobiológicos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações. Individualmente a taxa de cobertura de cada vacina é calculada por meio da razão entre o número de doses aplicadas da dose vacinal indicada (1ª, 2ª, 3ª dose ou dose única, conforme a vacina) e a população alvo.
Os dados completos estão disponíveis no link: https://bit.ly/3MOLCYA