A partir desta quarta (18/09), moradores e turistas podem visitar a Biblioteca Pública Municipal de Olinda de cara nova. Com o trabalho de cinco reeducandos, egressos do sistema prisional, o equipamento histórico, que fica na Avenida Liberdade, no bairro do Carmo, passou por reforma e reabre as portas ao público a partir das 9h. Os apenados são assistidos pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), que mantém uma parceria com a Prefeitura de Olinda.
Criada através de um decreto de Dom Pedro I em 1830, quando a cidade de Olinda ainda era a capital da província de Pernambuco, a biblioteca é a primeira da rede pública do estado e a 3ª do Brasil. Na reforma, que durou cinco meses, os trabalhadores fizeram a recuperação da fachada, pintura, jardinagem, manutenção hidráulica e elétrica, além de auxiliar na catalogação do acervo de mais de 15 mil obras. “Gosto de livros e a biblioteca é um lugar que posso lidar novos projetos e fazer um bem para minha cidade. O nosso lugar de trabalho também e lugar de aprender”, destaca o reeducando Ricardo Noronha, 44, morador de Olinda que atua catalogando os livros.
Os ex-detentos são beneficiados por um convênio de empregabilidade viabilizado pelo Patronato Penitenciário, órgão ligado à SJDH responsável por acompanhar os cumpridores em regime aberto e livramento condicional. Com a conclusão, os trabalhadores continuam contratados e serão realocados para outros serviços na cidade histórica.
Os contratos são regidos pela Lei de Execuções Penais. “É uma parceria que tem dado certo porque a sociedade ganha com a redução da criminalidade, essas pessoas voltam ao mercado de trabalho e os órgãos que economizam, além de claro, expor sua responsabilidade social. Em Olinda, 225 egressos trabalham”, conta o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.
EVENTO – A gestão municipal prepara uma solenidade para a entrega da biblioteca. Marcam presença no evento, o prefeito Professo Lupércio e os secretários de Educação e Cultura, Paulo Roberto Souza e João Luiz, respectivamente. Quarta (18) a partir das 9h.