Especialista sugere atividades lúdicas para fortalecer vínculos familiares e estimular o desenvolvimento infantil
Com a chegada das férias escolares de julho, cresce entre pais e responsáveis a preocupação com o tempo excessivo que crianças passam diante de telas. A necessidade de encontrar alternativas saudáveis para entreter os pequenos se intensifica diante de dados como os da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2024, que revela que 93% dos jovens entre 9 e 17 anos usam a internet no país, e que 23% deles acessaram pela primeira vez antes dos seis anos. O impacto desse consumo precoce e prolongado de tecnologia preocupa especialistas em educação e desenvolvimento infantil.
Segundo a pedagoga Beth Coutinho, docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), “pesquisas apontam que a superexposição a eletrônicos pode causar déficit de atenção, atrasos cognitivos, distúrbios de aprendizado, aumento de impulsividade e diminuição da habilidade de regulação própria das emoções”. Ela destaca que as férias são uma oportunidade para oferecer experiências significativas e afetivas por meio de brincadeiras que estimulam o desenvolvimento motor, cognitivo e emocional das crianças.
A infância é marcada por intensa aprendizagem por meio das interações com o ambiente e com outras pessoas. Atividades lúdicas, especialmente quando compartilhadas com a família, fortalecem vínculos e promovem ganhos expressivos no desenvolvimento infantil. “A criança quando interage com familiares e amigos, terá sua autoestima bem trabalhada, proporcionando um melhor desempenho no dia a dia. Se faz necessário a criança usufruir daquilo que gosta e a faz feliz”, afirma Beth.
A especialista recomenda resgatar brincadeiras tradicionais e incluir a criança nas decisões sobre as atividades do dia. “Procurar resgatar brincadeiras dos pais e avós através de rodas de conversas em família. O brincar deixa a criança tranquila e feliz. Brincar é aprender a vida com alegria.” Práticas simples como pintura de folhas secas, caça ao tesouro e passeios ao ar livre são eficazes para entreter sem depender de telas.
Algumas sugestões para as férias: pintura de folhas secas, caça ao tesouro, passeios na natureza, piqueniques em família, trilhas, ciclismo e visita ao zoológico. Além de divertidas, essas atividades favorecem o bem-estar e o desenvolvimento integral das crianças, criando memórias afetivas que vão além do mundo digital.