O Governo do Estado, através da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), anunciou um investimento de R$ 650 milhões em melhorias no sistema de água e esgoto de Caruaru, no Agreste. Este aporte será aplicado ao longo dos próximos três anos, com o objetivo de garantir água de qualidade tanto para os residentes da zona urbana quanto para aqueles da área rural.
No evento que marcou o anúncio do investimento, a governadora Raquel Lyra destacou que a chegada das águas do Rio São Francisco já trouxe benefícios significativos para Caruaru, incluindo a eliminação do rodízio para 60 mil pessoas na cidade. Esse avanço foi possível devido ao funcionamento da estação elevatória da primeira etapa da Adutora do Agreste, situada no distrito de Ipojuca, em Arcoverde, Sertão do Moxotó. O novo sistema de bombeamento triplicou o volume de água do São Francisco, beneficiando não apenas Caruaru, mas também seis outras cidades que anteriormente eram abastecidas pela Adutora do Agreste através do Sistema Moxotó, além de mais três municípios.
Além dessas melhorias, está em andamento a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) em Caruaru, localizada no bairro Bela Vista, com uma capacidade de 200 litros por segundo. A conclusão da ETA está prevista para o segundo semestre deste ano e a nova unidade irá beneficiar os bairros de Cidade Alta, Adalgiza Nunes, Wirton Lira, Agamenon e Encanto da Serra, eliminando o rodízio e reforçando o abastecimento em Vassoural, Santa Rosa e Petrópolis.