Na última quarta-feira (24), ocorreu um feito inédito no Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) com a realização de um duplo transplante, envolvendo órgãos destinados a instituições públicas e universitárias. O Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) realizou o transplante de fígado, enquanto o Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco - Prof. Luiz Tavares (PROCAPE) realizou o transplante de coração. Ambos os órgãos foram obtidos de um único doador do Hospital da Restauração.
A estratégia para a realização dos transplantes exigiu um intenso trabalho das equipes multiprofissionais, que dedicaram 23 horas de esforço, envolvendo praticamente todas as áreas dos hospitais. A coordenação das ações foi realizada pelas equipes dos dois hospitais e pela superintendência hospitalar da UPE. A Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE, parabenizou os servidores pela realização dessas conquistas em prol da população, destacando o papel pioneiro da equipe de saúde da UPE, como no caso do transplante cardiológico 100% pelo SUS, realizado no PROCAPE em 2023.
“Mais uma vez a nossa equipe de saúde se destaca em ações pioneiras, como a realização do transplante cardiológico 100% SUS, efetivado no PROCAPE em 2023. Gostaria de parabenizar os servidores da UPE, que possuem participação em cada conquista para a população”, destacou a Profª Socorro Cavalcanti, Reitora da UPE.
Os pacientes receptores estão em bom estado clínico, conforme o esperado no pós-operatório, demonstrando o compromisso da UPE e de seus profissionais com a assistência à saúde pública e a formação de profissionais, sempre em benefício da população e dos usuários do Sistema Único de Saúde.