Concursos Públicos em 2025: Mais de 100 mil vagas e crescimento nas preparações - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Concursos Públicos em 2025: Mais de 100 mil vagas e crescimento nas preparações

Revista algomais

Oportunidades aumentam em diversos setores, e a busca por cursos preparatórios segue tendência de crescimento

O ano de 2025 se apresenta como promissor para quem almeja ingressar no serviço público, com mais de 100 mil vagas previstas em concursos em esferas federal, estadual e municipal. A projeção da ACONEXA (Associação de Apoio aos Concursos Públicos e Exames) aponta uma forte tendência de crescimento no número de seleções. Estima-se que o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos irá disponibilizar 57 mil vagas no âmbito federal, podendo esse número atingir 63.766 com a possibilidade de novos postos.

Agenda TGI

O aumento das seleções também deve se dar pela consolidação de concursos unificados, como o Exame Nacional da Magistratura (ENAM) e o Concurso Nacional Unificado (CNU), que garantem aos candidatos a chance de concorrer a vagas em múltiplos órgãos com uma única prova. Marco Antonio Araujo Jr., presidente da ACONEXA, afirma que “os concursos unificados têm se mostrado uma solução eficiente para ampliar a concorrência e reduzir custos, tanto para candidatos quanto para o governo”. A previsão é que em 2025 o CNU seja consolidado, com sua segunda edição programada para agosto.

Além disso, o cenário estadual também é favorável, com destaque para as áreas de segurança pública, educação e saúde. “Considerando que as eleições para o Executivo estadual irão ocorrer no segundo semestre de 2026, há uma grande possibilidade de que as vagas para essas áreas sejam antecipadas para 2025”, explica Araujo. As prefeituras também devem abrir vagas para diversos cargos nas mesmas áreas, além de autarquias como o INSS.

Entre os setores que mais devem demandar vagas estão a segurança pública, com destaque para a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, que oferecem remunerações atrativas e benefícios. Além disso, há uma expectativa de concursos voltados para a área fiscal e para os tribunais, com diversas oportunidades para cargos de técnico e analista. A área de educação também terá grande destaque, com o Ministério da Educação projetando um ENEM para professores, semelhante ao CNU, para contratações em redes públicas estaduais e municipais.

Com a previsão de uma oferta expressiva de vagas e a complexidade das provas, a procura por cursos preparatórios tem aumentado. “Concurso público é um projeto de médio a longo prazo. Não se trata de sorte, mas de preparo técnico e estratégico”, afirma Araujo. A demanda por esses cursos cresceu 15% em 2024, e a expectativa é que o número continue a subir em 2025. Para quem busca sucesso nos concursos, é fundamental seguir uma rotina de estudos disciplinada e se manter atualizado sobre os editais.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon