Conecta Recife: app da PCR ultrapassa um milhão de acessos e agrega novos serviços

Tecnologia, inovação e serviço público. Tudo na palma da sua mão e com DNA recifense? Essa é a proposta do aplicativo Conecta Recife, criado pela PCR para ser mais um ponto de conexão entre o cidadão e os serviços oferecidos pela administração municipal. A tecnologia converge atualmente mais de 140 comandos das áreas de finanças, serviços urbanos, saúde, mobilidade e educação. Desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) e lançado em julho do ano passado, o aplicativo já conta com mais de 118 mil downloads, quase 2 milhões de acessos e é um sucesso no agendamento da vacinação para a Covid-19.

A partir da base de dados reunida dentro do Conecta Recife, o usuário pode solicitar serviços como capinação e poda de árvores, troca de lâmpadas e tapa buraco. Nessas e em outras situações, para facilitar o atendimento, é possível fazer registro fotográfico do local e enviar por meio do aplicativo reforçando a necessidade do pedido. A consulta e o acompanhamento das solicitações de serviços são bem simples e permitem que o cidadão seja notificado a cada mudança de estágio da sua solicitação. Por possuir recursos de geolocalização, a ferramenta também ajuda o usuário a se localizar e encontrar um equipamento público específico, como escolas, unidades de saúde, parques e praças.

As operações oferecidas dentro do Conecta permitem a convergência digital dos mais variados tipos de serviços que fazem parte da administração pública municipal. Mas, além disso, permite a parceria com outras instituições fora da Prefeitura, como é o caso do Consórcio Grande Recife e do Bike PE. Nas duas situações, o usuário encontra informações sobre as linhas de ônibus, paradas mais próximas por meio da ativação do localizador do celular, estações de bicicletas compartilhadas, malha cicloviária e de Faixa Azul. Tudo isso por meio de georreferenciamento.
“O nosso maior objetivo é que as pessoas se apropriem desse aplicativo da mesma forma que fazem uso de outros. O Conecta Recife é a extensão da Prefeitura do Recife nas mãos do cidadão, uma conexão direta que permite, já hoje, acionar diversos serviços sem precisar sair de casa”, explica Bernardo d’Almeida, presidente da Emprel.

No topo das ferramentas mais usadas do Conecta Recife está o Recife Vacina. Esta foi uma das mais recentes funções incluídas no sistema que garante o cadastro e agendamento da vacinação contra a covid-19 na capital. Por meio dele, 99 mil pessoas (até o dia 04 de março) já foram imunizadas na capital. Também é possível acessar o Atende em Casa, que faz acompanhamento online do estado de saúde de pessoas que apresentam sintomas da doença, incluindo orientação de um profissional de saúde (médico ou enfermeiro). Essas duas funções são gerenciadas pela Secretaria Executiva de Transformação Digital, mostrando uma outra vantagem do Conecta: a possibilidade de hospedar funções que são coordenadas por outros órgãos da Prefeitura, dando a elas autonomia dentro de um ambiente digital seguro de serem operadas.

Transformação Digital – O trabalho até então realizado pela Emprel, a partir do desenvolvimento do aplicativo Conecta Recife, abriu caminho para uma mudança ainda maior. Com a criação da Secretaria Executiva de Transformação Digital, a Prefeitura do Recife começa a vivenciar um novo momento de inserção digital, tanto nas suas rotinas internas como nos serviços prestados à população.

“A relação de do cidadão enquanto consumidor mudou completamente. As tecnologias digitais já fazem parte das nossas rotinas, seja para acessar um transporte compartilhado, ver filmes e até a maneira como compramos produtos pelo celular através do e-comerce. No entanto, a relação do cidadão com o Governo é basicamente a mesma. Tecnologias do século XV (papel e caneta) ainda são utilizadas. A sociedade é digital e o governo é analógico, essa é uma máxima ainda verdadeira nos dias de hoje. Por outro lado, existe um esforço para que os serviços públicos sejam inseridos nesse novo contexto digital. Nesse sentido, o Recife conta com inúmeros casos de sucessos tecnológicos, a exemplo do SIGA (sistema de compartilhamento de veículos de representação na Prefeitura do Recife), o Movimenta Recife (com exercícios físicos que ajudam na manutenção física e mental a partir do isolamento social) e o Atende em Casa (que realiza chamadas de vídeo para orientação feita por profissionais de saúde para pessoas com sintomas da convid, evitando aglomerações nas unidades de saúde da cidade), entre outros”, afirma Rafael Figueiredo, secretário executivo da Secretaria Executiva de Transformação Digital.

Ele conta que esse é o motivo do Prefeito João Campos ter decidido decidiu criar uma equipe exclusivamente dedicada a planejar e organizar a convergência dos serviços públicos municipais dentro de um único ambiente digital. “O trabalho vem sendo realizado pela Secretaria Executiva de Transformação Digital, que tem o propósito ser parceiro do cidadão, prestando-lhe serviços de excelência. Nessa missão, iremos fazer um grande censo e esforço de digitalização dos serviços para permitir que a prefeitura esteja na mão das pessoas através do Conecta Recife. Além disso, é um trabalho de impacto social uma vez que, com a diminuição das filas, faremos o atendimento assessorado aos ainda não inclusos digitalmente. O Recife Vacina, um dos mais de 140 serviços hoje já disponíveis dentro do Conecta, demonstra o êxito desse processo de transformação digital. A pandemia acelerou essa digitalização, tanto no serviço médico com a telemedicina utilizada no Atende em Casa, até as ferramentas de trabalho em casa, em razão da necessidade do isolamento social”.

Esse impulso na digitalização dos serviços públicos aumentou a demanda também da Emprel, que é bastante tradicional, mas que ganha uma nova roupagem neste momento. “A Emprel tem 51 anos de existência e a cada ano vem se inovando e se reinventando, uma necessidade para qualquer empresa que tem como produto o desenvolvimento de tecnologia. É um processo contínuo de amadurecimento que inclui, sobretudo, a valorização do seu quadro. As soluções digitais que oferecemos hoje, tanto para o público interno da Prefeitura do Recife como para o público externo, são resultados do investimento em capital humano, na nossa mão de obra. A Emprel já vem de um processo importante de crescimento sim. Somos a única empresa pública que faz parte da estrutura da Prefeitura do Recife e a nossa posição é de oferecer as soluções digitais necessárias para que os processos internos e o acesso a vários dos serviços públicos municipais sejam realizados por meio das nossas ferramentas. A inovação tecnológica é parte integrante desta gestão e um dos seus principais pilares” disse Bernardo d’Almeida, presidente da Emprel.

Para este ano, apesar das restrições impostas pela pandemia, o presidente da Emprel afirma que o cenário de isolamento social é um propulsor pela necessidade de novas demandas tecnológicas. “2021 continuará sendo um ano extremamente desafiador para todos nós. Vivemos as restrições de uma pandemia que nos obriga ao isolamento social e notadamente a tecnologia avança para suprir algumas necessidades. Estamos todos, cada vez mais, convergindo para os ambientes digitais para acessar produtos e serviços. Isso não é diferente quando falamos sobre a estrutura pública. É exatamente por essas razões que a Emprel, junto com a Secretaria Executiva de Transformação Digital, vem compartilhando de um projeto que tem por objetivo modernizar ainda mais o acesso aos serviços públicos municipais. Certamente outros serviços serão disponibilizados para serem acionados a partir do aplicativo Conecta Recife. Continuaremos investindo no nosso capital humano”, afirma Bernardo d’Almeida.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon