Ricardo de Almeida, sócio-fundador da TGI e diretor-executivo Algomais, entregou a Luisa Cunha, assistente do Instituto Pernambuco-Porto, a trilogia Pernambuco Afortunado, Pernambuco Competitivo e Pernambuco Desafiado. A série de publicações da Editora INTG fica a partir de agora disponível no acervo da biblioteca do instituto, que visa promover a aproximação entre portugueses e brasileiros. Seu objetivo é promover o desenvolvimento científico, acadêmico, cultural e empresarial nas relações luso-brasileiras.
Os livros Pernambuco Afortunado (que trata sobre a trajetória histórica do Estado), Pernambuco Competitivo (que aborda a nova fase de desenvolvimento) e Pernambuco Desafiado (sobre os cenários e os desafios do futuro) são resultado de mais de três décadas de pesquisa sistemática da TGI, que desde o início do seu funcionamento se dedica a conhecer a situação econômica e empresarial de Pernambuco.
O Instituto Pernambuco-Porto, visitado pelo diretor executivo da Algomais, é uma associação sem fins lucrativos constituída pela Universidade do Porto, Câmara Municipal do Porto, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco, juntamente com os empresários Zeferino Ferreira da Costa e Artur da Silva Valente.