Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 com dois concertos gratuitos no Santa Isabel – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 com dois concertos gratuitos no Santa Isabel

Duas noites de concertos, no Teatro de Santa Isabel, com música instrumental, óperas e musicais de sucesso. É assim que o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) vai comemorar seus 87 anos, nesta quarta e quinta (dias 16 e 17 de agosto). Entre as atrações, o violoncelista pernambucano radicado na Suíça, Antonio Meneses, em duo com o pianista André Mehmari (RJ), e a Orquestra de Câmara de Pernambuco, repetindo o formato apresentado com o Coro do Conservatório Pernambucano de Música no último Festival de Inverno de Garanhuns. Ambas as apresentações começam às 20h e têm entrada franca, com ingressos distribuídos uma hora antes, na bilheteria do evento.

A gerente geral do CPM, Roseane Hazin, salienta a importância da celebração em grande estilo: reforçar o objetivo da escola, que é a formação estética dos alunos e do público em geral. “Para isso, buscamos sempre apresentar artistas que são referência no Brasil e no exterior. Para nossos alunos, eles são um objetivo a alcançar; para o público, um modelo de refinamento sonoro, que ajudará a criar, nas suas mentes, um vocabulário de bom gosto musical”, afirma a gestora.
Rose destaca especialmente a apresentação do Coro de Câmara. “O Coro de certa forma exemplifica as conquistas alcançadas ao longo da trajetória de 87 anos do Conservatório. Ele reúne professores, ex-alunos e alunos de canto erudito da escola”, salienta.

PROGRAMA
O dueto com Antonio Meneses e André Mehmari abre em grande estilo as comemorações. O repertório doespetáculo AM60AM40 é ainda uma celebração dos 60 anos de Meneses e dos 40 anos de Mehmari, niteroiense criado em Ribeirão Preto (SP). O concerto inclui composições como Sem Você, de Tom Jobim com arranjo de Mehmari; Le Grand Tango, de Astor Piazzolla, e Adagio e Arioso, ambas de Bach. De Mehmari, serão executadas Aurora Nasceu,Impermanências e suítes brasileiras de frevo, valsa e baião. Uma das referências máximas em violoncelo da atualidade, Antonio Meneses está em turnê pelo País. Já se apresentou em Belo Horizonte, São Paulo e Brasília. Além de cumprir sua agenda de concertos, Meneses ministra cursos de aperfeiçoamento na Europa, Américas e Japão, além de master-classes mensais na Academia Stauffer de Cremona, Itália.

O violoncelista toca um instrumento de  Matteo Goffriller, construído em 1710, em Veneza. Em ocasiões especiais, usa um violoncelo barroco de 4 ou 5 cordas. Meneses começou a estudar violoncelo aos dez anos de idade. Já Mehmari tornou-se conhecido ao vencer, em 1998, o primeiro prêmio Visa de MPB. Ele é vencedor de concursos tanto na área erudita quanto popular. Em 2014, apresentou-se na Argentina, Suiça, Itália, Holanda e em Nova Iorque, cidade onde também deu aulas no workshop sobre sua própria obra, na Columbia University. Um ano depois, fez parceria como compositor residente da Miami Symphony, com a estreia mundial de seu concerto para Dois Pianos e Orquestra.

CANTO ERUDITO
No segundo dia de celebração, as atenções vão para a Orquestra de Câmara de Pernambuco e o Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência do maestro José Renato Accioly. Na primeira parte do concerto, a solista Natália Duarte cantará a Ária da Boneca, da ópera Contos de Hoffmann. Mônica Muniz apresentará Habanera e Rodrigo Cruz, interpretará O Toreador, ambos da ópera Carmen. Na sequência, Gleicy Melo dará uma amostra da Ária e da Dansa da Bachiana n. 5, de Heitor Villa Lobos, que é um dos destaques do repertório. Já na segunda parte, o público poderá se encantar com musicais como O Fantasma da Ópera (2004) e A Noviça Rebelde. No programa estão ainda Age of Aquarius, da trilha sonora de Hair (1979), e composições de O Rei Leão e A Bela e A Fera.

SERVIÇO:
Concertos dos 87 anos do Conservatório Pernambucano de Música. Dia 16, espetáculo AM60AM40, com Antonio Meneses e André Mehmari. 20h. Dia 17, espetáculo com a Orquestra de Câmara de Pernambuco e Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música, sob a regência de José Renato Accioly. 20h. Ingressos gratuitos, distribuídos a partir das 19h. Teatro de Santa Isabel – Praça da República, Santo Antônio, fone: (81)3355-3323.

Deixe seu comentário
anúncio 5 passos para im ... ltura Data Driven na sua empresa

+ Recentes

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon