Consórcios Crescem Como Alternativa Ao Crédito Caro E Atraem Mais Brasileiros - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Consórcios crescem como alternativa ao crédito caro e atraem mais brasileiros

Revista Algomais

Adesões disparam em meio à alta da Selic; imóveis e automóveis lideram procura, mas consumidor deve redobrar atenção para evitar golpes

Com a taxa Selic atingindo 15% em junho, o crédito tradicional ficou mais caro, impulsionando os brasileiros a buscarem alternativas mais econômicas para adquirir bens. Uma das opções que tem ganhado força é o consórcio, cujo número de novas adesões cresceu 19,3% entre janeiro e abril de 2025, segundo dados da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios). Foram 1,61 milhão de cotas vendidas no período, contra 1,35 milhão no mesmo intervalo de 2024.

No Recife, o movimento também se intensificou. A Usina do Seguro, administradora localizada no bairro da Boa Vista, registrou um aumento de 48,3% nas adesões, com destaque para os consórcios de imóveis e automóveis — os mais procurados. Já o segmento de eletrodomésticos teve baixa adesão.

Felipe Domingues, especialista em consórcios da empresa, atribui esse crescimento à busca por soluções mais inteligentes e sustentáveis para aquisição de bens. “O maior benefício do consórcio é poder comprar um bem sem entrada e sem juros, o que representa uma economia significativa ao longo do tempo. É uma maneira inteligente de construir ou adquirir um patrimônio que, em muitos casos, seria inviável com o financiamento tradicional”, afirma.

Apesar das vantagens, ele reforça a importância de escolher administradoras confiáveis. “Infelizmente, ainda existem empresas e corretores que oferecem falsas garantias de contemplação. O cliente deve desconfiar de qualquer promessa nesse sentido. É fundamental pesquisar a reputação da administradora, especialmente em sites como o Reclame Aqui, para evitar cair em golpes”, alerta. Felipe lembra ainda que o consórcio é indicado para quem pode esperar pela contemplação e está disposto a planejar sua compra a médio ou longo prazo.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon