O Consulado Geral da República Popular da China no Recife realizou ontem a celebração do ano novo chinês e promoveu exposições fotográficas dos 40 anos da Reforma e Abertura da China e da Cinturão e Rota da Seda. Várias autoridades políticas estavam presentes, como a vice-governadora, Luciana Santos, o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Bruno Schuambach, o vice-prefeito, Luciano Siqueira, e o presidente da Câmara dos Vereadores do Recife, Eduardo Marques.
.
“A política de Reforma e Abertura adotada pela China em mil novecentos setenta e oito tem trazido enormes resultados na construção chinesa, como também, criando grandes oportunidades para o desenvolvimento de outros países do mundo. Hoje, a iniciativa da construção do “Cinturão e Rota”, preconizada pela China, consiste exatamente em compartilhar com os povos do mundo as experiências chinesas e as oportunidades”, afirmou a cônsul-geral Yan Yuqing em seu discurso. Ela destacou ainda que neste ano será celebrado o quadragésimo quinto aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas sino-brasileiras.
A festa contou com participação da Orquestra Criança Cidadã, do Maestro Spok e de passistas de frevo. A comunidade chinesa, incluindo a cônsul-geral, cantou em coro uma música típica do seu País.
.
A atuação do Consulado Geral instalado no Recife, além de de atividades mais burocráticas consulares, tem estreitado o relacionamento com as autoridades públicas locais e atuado para abrir oportunidades comerciais com o Estado de Pernambuco. No final do ano passado, inclusive, aconteceu um evento de negócios em Suape com empresários chineses e brasileiros.
.
.
LEIA TAMBÉM
Consulado da China no Recife agora sob a liderança de Yan Yuqing