Copergás apresenta modelo do fornecimento de gás natural para o Polo Gesseiro – Revista Algomais – a revista de Pernambuco
Gente & Negócios

Gente & Negócios

Rafael Dantas

Copergás apresenta modelo do fornecimento de gás natural para o Polo Gesseiro

Modelo foi anunciado pelo governo de Pernambuco em fevereiro e está em fase de implantação do projeto piloto

Em Araripina, Felipe Valença, diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), apresentou o projeto de transição energética para as indústrias da região. O plano visa substituir o uso de biomassa pelo gás natural. A empresa pública planeja construir uma rede local de distribuição de gás natural, estendendo-se por cerca de 9,2 km para atender às indústrias da área. Serão instaladas duas unidades de regaseificação, uma em Araripina e outra em Trindade. Dessa forma, o gás natural liquefeito (GNL) será transportado em estado líquido por caminhão e regaseificado nos terminais, seguindo um modelo já utilizado em diversos lugares ao redor do mundo que adotam o GNL como fonte energética. A apresentação ocorreu durante o Finep Day, evento voltado para a apresentação de linhas de financiamento e programas de investimento da Finep, ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Felipe Valença, diretor-presidente da Copergás

“Com a transição energética, o polo gesseiro do Araripe terá uma redução do impacto ambiental em virtude da queima de lenha, protegendo bioma da Caatinga. Além disso, a combustão do gás natural é sustentável, gerando ganho de eficiência e reduzindo possíveis perdas com combustão para as indústrias”.

FINANCIAMENTO DO FINEP

Além da apresentação do projeto de transição energética pela Copergás, o evento também abrange uma exposição sobre as linhas de financiamento para crédito e programas de investimento da Finep. A Finep está destinando mais de R$ 500 milhões para projetos em diversas áreas, abrangendo energias renováveis, biotecnologia, cadeias agroindustriais sustentáveis, mobilidade urbana, gestão de resíduos, saneamento e habitação, tecnologias digitais, semicondutores e aviação ecologicamente correta.

INCENTIVO DO ICMS E LINHA DE CRÉDITO DA AGE

O fornecimento de gás natural para o polo gesseiro será altamente competitivo, beneficiado pela decisão do governo estadual de zerar o ICMS sobre o gás destinado às indústrias. Isso resultará no menor custo de gás em Pernambuco e no Brasil. Com uma capacidade de consumo estimada em cerca de 320 mil metros cúbicos por dia, a região representa aproximadamente 20% do volume atualmente distribuído pela Copergás, superando outras distribuidoras de gás natural. Para realizar essa transição energética, as indústrias precisarão adaptar suas infraestruturas internas e, posteriormente, adquirir equipamentos compatíveis. Nesse sentido, a Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE) está elaborando uma linha de crédito específica para o setor gesseiro, visando facilitar esse processo de modernização e tornar a transição mais acessível para as empresas locais.

A Fricon, multinacional com presença em mais de 120 países, participa da APAS Show, maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a principal feira supermercadista do mundo, que está acontecendo em São Paulo até essa quinta-feira, 16 de maio. A empresa, que tem fábrica em Pernambuco, levou toda a sua moderna linha de conservadores horizontais e ilhas para supermercados, incluindo os modelos inverte.

Alan Barros, CEO da Faturepag, será palestrante no evento “Mercado em Foco – Especial Varejo 2024” em Londrina, Paraná, no dia 21 de maio. Sua palestra, intitulada “Meios de Pagamento como Estratégia de Crescimento- muito além do Pix de cartão”, oferecerá insights sobre as últimas tendências e práticas em meios de pagamento, visando impulsionar o crescimento dos negócios. O evento, voltado para micro e pequenas empresas do setor varejista, busca fornecer conhecimentos relevantes para o sucesso no mercado.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon