Crescimento no saldo de crédito reflete retomada econômica e avanços estruturais no Brasil
O crédito desempenhou um papel estratégico na recuperação econômica do Brasil em 2024, segundo avaliação da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). Dados do Banco Central mostram um crescimento de 8,9% no saldo de crédito para Pessoas Jurídicas entre outubro de 2024 e o mesmo mês de 2023. No segmento de Pessoas Físicas, o avanço foi ainda maior, com alta de 12% no mesmo período. Esses resultados elevaram a relação crédito-PIB para 54,5%, contra 52,6% no ano anterior.
O presidente executivo da ANBC, Elias Sfeir, destaca o impacto das transformações no setor: “O ciclo favorável de crédito reflete as condições conjunturais e as diversas transformações estruturais que ocorrem nesse mercado. Em 2024, o setor dos birôs de crédito comemorou os cinco anos do Cadastro Positivo, com evidências de impactos no crédito como a visibilidade para crédito para 21,3M pessoas físicas e jurídicas, maior precisão na análise e melhoria na nota de crédito para a maioria das pessoas físicas”.
Além do Cadastro Positivo, medidas como o marco de garantias, aprovado em 2023, têm contribuído para a expansão sustentável do crédito, ampliando o acesso às informações e reduzindo os riscos operacionais. O setor também sinaliza um compromisso com a inclusão financeira para 2025, buscando integrar novas soluções, incluindo ações voltadas para sustentabilidade e educação financeira.