Itinerário das Letras - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Itinerário das Letras

Rafael Dantas

*Por Paulo Caldas

“Nos Bastidores da Poesia”, reunião de textos sobre autores brasileiros e portugueses, comentados pela escritora Maria de Lourdes Hortas, cumpre itinerário de visitas àqueles que se atêm ao desafio de manusear palavras.

Agenda TGI

Braços dados ora aos bardos discretos, ora com os irrequietos sonhadores envolvidos no tecer de símiles, metáforas e imagens alegóricas, Lourdes Hortas caminha por gerações que se sucedem sem se deter em gêneros, movimentos, estilos, épocas, por intimistas ou universalistas.

Em cada parada, mostra o zelo de quem cuida do que ama, ela abraça um poeta e em cada gesto revela um mimo do melhor de suas letras, lavradas pelo Recife das elegias de Mauro, solitude de Bandeira, irreverência de Jomard, a diversidade infinita de Jaci, versos portugueses- recifenses de Rodrigues de Paiva, a bravura ressonante dos escritos de Juarez Correia e Natanael Lima. Dentre as meninas, beija a serenidade em Maria do Carmo Barreto Campello, o bucólico em Celina Holanda, a geometria concebida por Vernaide Wanderley. Dos prosadores, destaca a veia telúrica de Maximiano e a sóbria ficção de Dória Matos.

Quando das paradas no além mar, repete os afagos ao rever um Camões de amores, o universo de Pessoa e nos arredores de Florbela Espanca (de Viçosa a Matosinhos) outras divas, a princípio relegadas às cláusulas dos conventos ou mais tarde mimadas nos delirantes salões da realeza.

“Nos Bastidores da Poesia” deve ter espaço reservado nas estantes intelectuais ou dos ávidos pelo desnudar dos enigmas da literatura, e de quem as letras cultiva. O livro traz o selo da Imagética Edições, projeto visual Edvaldo Passos, e impressão da Luci Artes Gráficas. O livro pode ser adquirido através do @imageticaedicoes.

*Paulo Caldas é escritor

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon