Cinema e conversa

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Wanderley Andrade

Crítica: Uma Parede Entre Nós (Netflix)

Como seria apaixonar-se por alguém sem conhecer a aparência física, apenas ouvindo sua voz? Não estou falando de “Casamento às Cegas”, famoso reality da Netflix. Essa é a premissa da nova produção da plataforma, a comédia romântica espanhola Uma Parede Entre Nós.

O filme conta a história de Valentina, uma pianista que após um traumatizante término de relação tenta recomeçar a vida mudando-se para um novo apartamento. Ela espera, com a nova moradia, ter paz e tranquilidade para se preparar para uma audição de piano. Porém a tranquilidade dura pouco após conhecer David, um vizinho barulhento.

David é criador de jogos, vive há três anos enclausurado no próprio apartamento, imerso na construção de um jogo. O silêncio necessário à concentração no trabalho é interrompido pelas notas do piano da nova vizinha. O conflito de interesses dá início a uma discussão, ironicamente mediada por uma parede que os impede de se verem. Assim são executadas as primeiras notas de uma relação que, como todo romance, seguirá inevitavelmente do ódio à paixão.

Uma Parede Entre Nós é filme para assistir após um dia cansativo, daquelas histórias para acalmar o coração e relaxar. Não espere um romance com sacadas inteligentes como os dirigidos por Woody Allen ou cheio de paixão explodindo nas veias no melhor estilo Almodóvar. A trama não escapa dos clichês e deixa muitas pontas soltas.

“Uma jovem traumatizada foge de relação abusiva e tenta recomeçar a vida em outro lugar. Encontra um novo amor, mas conflitos de interesse ameaçam pôr fim à relação.” É o tipo de premissa fácil de encontrar em uma lista enorme de filmes da Sessão da Tarde.

Um bom roteiro faz o espectador duvidar que o protagonista conseguirá o que tanto deseja. O que não acontece no filme da Netflix. Em nenhum momento sentimos a relação de Valentina e David ameaçada, ainda que algumas sequências tentem nos convencer do contrário.

Uma Parede Entre Nós é dirigido por Patricia Font (Café Para Llevar) e protagonizado por Aitana (A Última Chance) e Fernando Guallar (Gente que Vai e Volta). É remake do filme francês “Un peu, beaucoup, aveuglément”, de Lilou Fogli.

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