Temas relacionados à saúde única, como os riscos da utilização dos agrotóxicos, a convivência com morcegos, os cuidados com o armazenamento de carnes e pescados e a alarmante situação da esporotricose no Estado, dentre outros, serão debatidos por especialistas dentro da programação da Semana do Médico Veterinário 2018, promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária de Pernambuco (CRMV-PE), desta terça (11) a sexta-feira (12), no auditório da instituição. O evento, realizado como uma forma de celebrar o dia nacional da profissão, comemorado em 9 de setembro, busca fomentar o conhecimento dos profissionais e estudantes abordando temas relevantes para o bem-estar de toda a sociedade. Na programação, palestras, seminários e mesas redondas acontecem diariamente de manhã, tarde e noite. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas durante o evento – há um limite de 100 pessoas por programa.
Segundo o médico veterinário Marcelo Teixeira, presidente do CRMV-PE, a Semana do Médico Veterinário é uma oportunidade única para profissionais e estudantes. “O objetivo do evento é promover a integração de diferentes áreas do conhecimento que atuam e auxiliam no desenvolvimento do médico veterinário. As palestras e mesas redondas geram um espaço extremamente construtivo de discussão, possibilitando, de forma geral, um aprofundamento dos conhecimentos e a oportunidade de troca entre público e palestrantes”, afirma.
No último dia do evento, sexta-feira (14), às 19h, duas honrarias veterinárias, de grande importância para a categoria, serão entregues: o Prêmio Professor José Wanderley Braga, que presta homenagem ao trabalho desenvolvido pelo Dr. Maurício Bandeira Castelo Branco; e o Prêmio João Emílio Cruz, que tem como agraciada 2018 a Dra. Amara Areia.
Antes, no primeiro dia do evento, a programação começa debatendo a Lei Federal 13.680, que modifica a lei que trata dos processos de fiscalização de produtos alimentícios de origem animal produzidos de forma artesanal. O impacto dos agrotóxicos e dos resíduos de medicamentos veterinários na agropecuária e na saúde humana é outro tema de grande relevância que será discutido na terça-feira (11).
Na quarta (12), a programação começa trazendo informações sobre os morcegos urbanos e sua relação com a saúde pública; em seguida, durante a tarde, um seminário aborda a problemática da esporotricose, uma doença subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii que tem deixado o estado de Pernambuco em alerta, já que há um considerável risco de surto e envolve a saúde única. À noite o tema passa pelas oftalmopatias dos felinos, com palestra promovida pela Anclivepa-PE para discorrer sobre os exames oftalmológicos, sinais clínicos e tratamentos.
Assuntos relacionados às funções, deveres e obrigações dos Responsáveis Técnicos (RT) dentro das empresas, instituições e eventos dominam a programação da quinta-feira (13). O tema sempre gera muito interesse porque são esses profissionais que devem referendar ao consumidor a qualidade do produto final ou do serviço prestado, podendo, inclusive, responder civil e penalmente por eventuais danos gerados por negligência, imprudência, imperícia ou omissão. Daí a importância de se manter atualizado e capacitado. Assim, dentro da mesa redonda “Responsabilidade Técnica, Informes Gerais e Legislação”, serão abordados questões sobre os entrepostos de carne em supermercados e a qualidade dos pescados. Entre os especialistas presentes na mesa redonda, representantes da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro). Encerrando o dia, às 19h, a Anclivepa-PE promove uma palestra sobre pacientes oncológicos.
“Para nós é um honra e um prazer realizar a Semana do Médico Veterinário. Isso nos possibilita contribuir com o crescimento da profissão e também com o bem-estar da sociedade, que contará com profissionais ainda mais capacitados, atuantes e cientes do seu papel. As expectativas para o evento são as melhores”, diz o presidente Marcelo Teixeira.
O evento conta com parceria da Anclivepa-PE e patrocínio da Agener União, Grupo União Química, Drogavet e Massapê.
9 de setembro, Dia do Médico Veterinário
Os serviços veterinários são considerados um bem público mundial, com grande importância para a sociedade. Isso porque a missão do profissional vai muito além da promoção da saúde e do bem-estar animal, ela passa pelo compromisso integral com a saúde pública, a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente.
Nos últimos 50 anos, após a criação do Sistema CFMV/CRMVs, os médicos veterinários foram decisivos na erradicação de diversas doenças virais dos nossos rebanhos, como a febre aftosa, a peste bovina e a peste suína africana. Além disso, os profissionais ainda desempenham um papel fundamental para manter o mercado brasileiro de aves livre da Influenza Aviária.
Por isso, a atividade está diretamente ligada ao compromisso de agir preventivamente para manter a saúde dos humanos e o desenvolvimento sustentável do planeta, o que é chamado de saúde única.
A data foi escolhida para celebrar a profissão por ter sido em 9 de setembro de 1933, que o então presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinou o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no País.
Serviço – Semana do Médico Veterinário
Onde: Auditório do CRMV-PE (Rua Conselheiro Theodoro, 460 – Zumbi, Recife – PE)
Quando: De 11 a 14 de setembro
Horário: Manhã 9 h , tarde 14 h e noite 19 h
Informações: 81. 3797-2506
Entrada gratuita