Especialistas destacam a importância de uma rede de apoio para profissionais do setor de saúde
Com o aumento do estresse e das exigências no ambiente de trabalho, a atenção ao bem-estar psicológico dos funcionários tornou-se prioridade para muitas empresas. Segundo o Ministério da Previdência Social, em 2023, foram concedidos mais de 280 mil benefícios por incapacidade devido a transtornos mentais e comportamentais no Brasil. Esse cenário reforça a necessidade de discutir e implementar ações de saúde mental no ambiente corporativo.
A campanha Janeiro Branco tem sido fundamental para alertar sobre a prevenção de doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade e depressão. A Clínica Florence, especializada em reabilitação e cuidados paliativos, desenvolve iniciativas voltadas para o bem-estar de seus colaboradores. Ivan Santana, diretor de Pessoas & Cultura da Florence, destaca: "Somos treinados e nos preparamos constantemente para lidar com o sofrimento de pacientes e seus familiares, por vezes tão intensos que nos mobilizam e ao mesmo tempo exigem um olhar atento e cuidadoso às necessidades das pessoas".
Para promover um ambiente saudável, a Clínica Florence, por exemplo, realiza encontros com psicólogos, atividades de relaxamento como yoga e meditação, além de rodas de conversa sobre relações familiares. "Precisamos nos cercar de pessoas com quem contar e que possam contar conosco. Tecer uma rede de contatos e figuras de referência colabora com a construção e manutenção do nosso autocuidado", afirma Lorena Martins, psicóloga da instituição. Ela ressalta ainda que práticas como exercícios físicos e momentos de lazer são importantes, mas a psicoterapia tem papel essencial: "A psicoterapia é uma experiência que pode oportunizar mudanças desde pequenas até enormes, promovendo adaptabilidade e redução do sofrimento".