Dayane Rocha Lança “Virada Num Mói De Cuento”, Livro Que Celebra A Força Poética Das Mulheres Do Pajeú - Revista Algomais - A Revista De Pernambuco
Dayane Rocha lança “Virada num mói de Cuento”, livro que celebra a força poética das mulheres do Pajeú

Revista Algomais

Aos 29 anos, poetisa sertaneja estreia na literatura com versos de resistência feminina, memória afetiva e lirismo do Sertão

Com uma trajetória de 12 anos nos palcos da poesia sertaneja, a artista Dayane Rocha lança seu primeiro livro: Virada num mói de Cuento. A obra reúne 170 páginas de poemas marcados pela métrica tradicional do Pajeú, costurados com temas como feminismo, política, maternidade, erotismo e memória. O lançamento será no dia 19 de julho de 2025, em Brejinho de Tabira, e também estará disponível para venda online junto a produtos inspirados na estética do livro.

Nascida em uma família sem tradição poética, Dayane enfrentou as barreiras impostas às mulheres no universo literário sertanejo, especialmente nas mesas de glosa — espaço historicamente masculino. “O nome também surge da forma como conquistei meu espaço através de muita luta como mulher”, explica a autora. Sua poesia, no entanto, floresceu, ganhando respeito por sua intensidade lírica e consciência política, como mostram versos como: “Sou do Pajeú das flores / Tenho razão de cantar”.

O livro apresenta uma diversidade formal, passando por sonetos, sextilhas, martelos agalopados, galopes à beira-mar e trovas. A publicação também estabelece diálogos com as xilogravuras de Marcos Pê e é acompanhada de um site assinado por Fito Araújo, que abriga informações sobre a trajetória da artista e sua atuação em projetos como o coletivo Mulheres de Repente. O prefácio é da poetisa Elenilda Amaral, que descreve Dayane como “terra rochosa, forte, pedregosa... Dayane é arte, é intensidade, é fartura”.

A resistência de Dayane também se expressa na forma como encara o espaço público da poesia: “Conquistar o espaço da mulher na mesa não é fácil, porque a gente sente aquele peso no olhar… a gente vai moldando aos poucos”, reflete. Mesmo diante dos obstáculos, ela transformou a dor e o cotidiano em arte. “O livro é esse misto de força e energia, virado no moi de cuento, igual a mim”, resume, com um sorriso.

Serviço:
📚 Virada num mói de Cuento, de Dayane Rocha
📍 Lançamento: 19/07/2025, às 20h, em Brejinho de Tabira – PE
🌐 Venda e informações: www.poetisadayanerocha.com.br

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon