Desafios do Desenvolvimento do agreste passam pela questão hídrica e por preservação ambiental – Revista Algomais – a revista de Pernambuco

Desafios do Desenvolvimento do agreste passam pela questão hídrica e por preservação ambiental

Revista algomais

113

*Por Rafael Dantas

A feira de Caruaru, as máquinas de costura do Polo de Confecções e os rebanhos da bacia leiteira são alguns dos ícones da economia do Agreste. No entanto, a região abriga muitas outras atividades, como as empresas automotivas de Belo Jardim e de Bonito, as universidades, as indústrias de alimentos e um setor de serviços bem robusto. A força e o empreendedorismo local caminham lado a lado com problemas históricos, como a escassez hídrica, a infraestrutura viária insatisfatória, a informalidade, além de relevantes ameaças ambientais. Na análise dos especialistas, a inovação e a maior atenção à sustentabilidade ambiental, incluindo o cuidado urbano das cidades, pavimentam o caminho de desenvolvimento que o Agreste precisa percorrer.

Mesmo sem disponibilidade de água de forma adequada, cresceram no solo do Agreste tanto indústrias, como atividades agropecuárias que demandam recursos hídricos. Os próximos passos dessas cadeias produtivas, no entanto, requerem uma resolução desse problema crônico, que afeta a economia e o próprio abastecimento humano.

Leia a reportagem completa na edição 200.2 da Revista Algomais: assine.algomais.com

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon