Desemprego cai para 6,9%, menor taxa trimestral desde 2014, diz IBGE - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Desemprego cai para 6,9%, menor taxa trimestral desde 2014, diz IBGE

Revista algomais

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho de 2024, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (31). Este é o menor índice registrado para um trimestre desde janeiro de 2015, quando a taxa também ficou em 6,9%. Considerando especificamente o período de três meses até junho, é o melhor resultado desde 2014.

O resultado representa uma significativa melhora em relação ao trimestre móvel anterior, encerrado em março, quando a taxa de desemprego estava em 7,9%. Em comparação ao segundo trimestre de 2023, quando o índice era de 8%, a queda é ainda mais acentuada. A taxa atual também é menos da metade do pico da série histórica do IBGE, registrado em março de 2021, durante o auge da pandemia de covid-19, quando o desemprego chegou a 14,9%.

Agenda TGI

A pesquisa também revela que o número de pessoas em busca de emprego caiu para 7,5 milhões, o menor patamar desde fevereiro de 2015. A população ocupada atingiu um novo recorde, com 101,8 milhões de pessoas empregadas, um aumento de 1,6% em relação ao trimestre anterior e de 3% em comparação ao mesmo período do ano passado. O setor privado também bateu recordes, com 52,2 milhões de empregados, impulsionado por altos níveis de contratação tanto de trabalhadores com carteira assinada quanto sem carteira.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon