Dia de caos no Recife e em Olinda - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Dia de caos no Recife e em Olinda

Rafael Dantas

Deslocamentos comprometidos na cidade devido aos inúmeros pontos de alagamento, empresas e universidades fechando devido ao risco dos seus empregados, clientes ou alunos saírem de casa e, por fim, mortes. Até agora 4 confirmadas. Assim começa a semana dos pernambucanos que moram na Região Metropolitana do Recife.

Segundo a Apac, em seis horas, choveu 200 milímetros no Recife – mais da metade do esperado para todo o mês de maio (358 milímetros). A quantidade de água provocou alagamentos em diversos pontos da região. Uma parte do calçadão na Orla de Olinda desabou, e no Recife o túnel do bairro do Pina – mais baixo que as vias do entorno – ficou intransitável por causa do volume de água.

Agenda TGI

Órgãos públicos, escolas e universidades paralisaram atividades porque funcionários e alunos não conseguiam chegar aos locais. Os engarrafamentos paralisam o trânsito nas cidades. A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Universidade de Pernambuco (UPE) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) cancelaram as aulas no turno da manhã e devem emitir novo alerta caso a chuva continue. O Judiciário também está praticamente paralisado. O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e os tribunais regionais do Trabalho e o Eleitoral suspenderam o expediente desta segunda na região metropolitana.

Uma menina de quatro anos morreu após deslizamento de terra em Olinda. A casa dela, no Córrego do Passarinho, foi soterrada na madrugada, e o corpo foi retirado pelo Corpo de Bombeiros às 5h30 de hoje (30). O desastre é o primeiro com vítima registrado desde que o alerta de chuvas fortes foi divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), também na madrugada.

Outra ação de socorro está sendo cumprida pelo Corpo de Bombeiros: um desabamento em Águas Compridas, outro bairro de Olinda. Três vítimas entre os escombros.

(Da redação, com informações da Agência Brasil)

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon