--> Dia do Frevo de Bloco será comemorado com grande arrastão no Bairro do Recife - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

Dia do Frevo de Bloco será comemorado com grande arrastão no Bairro do Recife

Revista algomais

Para comemora o Dia do Frevo de Bloco, celebrado oficialmente no dia 01, quando também se comemora o centenário do compositor pernambucano Edgar Moraes, tradicionais agremiações se reúnem neste domingo (5), a partir das 15h, na Praça do Marco Zero e seguem em um animado cortejo até a Praça do Arsenal.

O arrastão do frevo, promovido mensalmente pelo Paço do Frevo, equipamento da Prefeitura do Recife, terá essa edição especial comandada pelo Coral Edgard Moraes. Participarão da celebração vários blocos líricos, como Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico, Bloco da Ilusões, Boêmios da Boa Vista, Damas e Foliões, Cordas e Retalhos, Flor da Lira do Recife e Batutas de São José.

Agenda TGI

Tradição das mais bonitas do Carnaval recifense, o Frevo de Bloco é executado por uma orquestra de pau e corda, composta por instrumentos, como violões, cavaquinhos, banjos, bandolins, violinos, além de instrumentos de sopro (flauta e clarinete) e de percussão (surdo, caixa e pandeiro). O ritmo embala as agremiações tradicionalmente denominadas blocos carnavalescos mistos, cujo aparecimento se relaciona a um importante dado histórico e sociológico: o início da efetiva participação das mulheres, principalmente de classe média, na folia de rua do Recife, nas primeiras décadas do século XX.

Atualmente, o Frevo de Bloco é defendido com maestria por diferentes blocos recifenses, como Bloco da Saudade, O Bonde Bloco Lírico, Bloco das Flores, Bloco das Ilusões, Bloco Madeira do Rosarinho, Boêmios da Boa Vista, Damas e Foliões, Cordas e Retalhos, Flor da Lira do Recife e Batutas de São José. Há gerações, a tradição é cantada por nomes como Getúlio Cavalcante, Fred Monteiro e Elino Ramalho. Antes deles, esse frevo cadenciado, que evoca carnavais saudosos, contou com célebres defensores, como os irmãos Edgard Moraes e Raul Moraes, Capiba, Nelson Ferreira, João Santiago, Luiz Faustino e Romero Amorim, além de Fátima de Castro e Claudio Almeida.

Paço do Frevo - Instalado no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é um espaço dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação sobre o frevo que se toca, que se dança e que se vive no Recife, visando propagar sua prática e sua tradição para as futuras gerações. No equipamento cultural da Prefeitura do Recife, os visitantes podem mergulhar em um vasto universo de personalidades, histórias e memórias, experimentando o carnaval pernambucano durante o ano todo.

O equipamento, inaugurado em 2014, é um centro de referência de ações, projetos e atividades de documentação, transmissão e valorização do frevo, uma das principais tradições culturais brasileiras, reconhecido como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Serviço
Arrastão do frevo
Data: Domingo, 5 de novembro
Horário: 15h
Local: Concentração na Praça do Marco Zero com destino ao Paço do Frevo
Entrada franca

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon