O Parque Estadual Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, abre suas portas, nesta sexta-feira (22), para mostrar seus mananciais e falar sobre a importância deles para a população e para a preservação da vida silvestre. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o equipamento oferecerá uma série de atividades lúdicas e educativas, promovida pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas) e Agência CPRH. A programação terá início às 9h e conta com trilhas especiais pela mata e pelos açudes existentes na unidade, além do lançamento e narração do livro Herói de Sete Cores; encenação de esquete teatral; palestras; jogos ambientais e a soltura do pássaro pintor-verdadeiro.
Ao longo do dia, mais de 150 estudantes de diversas instituições de ensino do Recife vão participar das atividades. O objetivo é despertar nos jovens a consciência sobre o não desperdício da água e a importância das florestas para a preservação dos mananciais. “Infelizmente, a água é um recurso ainda muito desperdiçado e é preciso que todos reflitam sobre como fazer um uso mais sustentável desse bem para garantir a existência dele em abundância no futuro. Não é mais possível só lembrar de sua relevância, quando falta na torneira. Esse cuidado é coletivo e diário. Todos precisam entender o seu papel nesse processo”, argumenta a secretária executiva da Semas, Inamara Mélo.
Ao caminhar pela trilha, os estudantes vão conhecer três dos quatros corpos d’água existentes na área do parque e um pouco da história do sistema de captação de água na capital pernambucana. Serão visitados os açudes de Dois Irmãos e do meio, localizados dentro do zoológico, e o açude de dentro, que fica na área da reserva de Mata Atlântica cujo acesso é restrito. “Esse conjunto de açudes faz parte da história do estado e é fonte de abastecimento d’água da população recifense até hoje. Ao visitar esses espaços, queremos mostrar como os mananciais ajudam a tornar o clima mais ameno e protegem a vida silvestres. Também vamos destacar o papel fundamental que a floresta tem na retenção e na garantia da qualidade da água”, explicou Inamara.
O manancial do Parque Dois Irmãos foi a primeira fonte de água a compor a rede abastecimento da população na capital pernambucana, em especial o açude do Prata. Ainda no século 19, um sistema de captação foi implantado no local que bombeava a água dessas barragens para um reservatório no ponto mais alto do Morro de Dois Irmãos, também chamado de Chapéu do Sol. De lá, a água era distribuída por gravidade, através de um sistema de canalização, até uns chafarizes espalhados na área central da cidade. Os grupos que forem fazer o passeio na mata também conhecerão o Chapéu do Sol.
Afora o passeio pela reserva, os estudantes vão participar do lançamento do livro “Herói de sete cores”, que acontecerá no auditório do parque, com narração da contadora de história Mônica Xavier. Ainda haverá a encenação teatral da esquete “Água! E eu com isso?”. O pequeno espetáculo traz um enredo sobre a responsabilidade de todos pela preservação dos recursos hídricos e um alerta contra o uso de agrotóxicos.
Herói de Sete Cores – A partir de uma história contada por um avô de um garoto da turma, um grupo de meninos conhece a saga de um pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa) que surgiu – com a típica plumagem que mistura sete cores vivas – ao salvar um lugar doente, sem vida, chamado de Pedra do Suspiro. A história está no livro Herói de Sete Cores – nova publicação infantil da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). Com ela, os garotos aprendem que as aves (e o meio-ambiente em geral) merecem respeito e viver livres, dispersando sementes por aí, e não presas no cativeiro de uma gaiola.
Dedicada ao pintor-verdadeiro, pássaro ameaçado de extinção, a obra tem texto da jornalista Franci Palhano e ilustrações de bordados feitos por Neyde Nery, a partir de desenhos de João Lin. O livro tem tiragem inicial de mil exemplares e foi impresso a partir de reversão de parte de multa ambiental. Será distribuída com alunos em atividades de Educação Ambiental e, em breve, o e-book será disponibilizado no portal da Agência (www.cprh.pe.gov.br). A publicação faz parte do programa Comunicação para Sustentabilidade, do Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental (NCSEA) da Agência.
Mais atividades – Também haverá atividades em alusão ao Dia Mundial da Água em outras cidades, promovidas pela Semas e Agência CPRH. Em Camaragibe, estudantes vão conhecer as águas que brotam da terra na APA Aldeia-Beberibe, visitando as principais nascentes localizada nas imediações de Aldeia. Ainda haverá visitas de jovens à Colônia de Pescadores do Porto Jatobá, em Abreu e Lima; à Estação de Tratamento de Água – ETA da Compensa e RVS Gurjaú, no Cabo de Santo Agostinho. Em Abreu e Lima, será realizado o plantio de mudas para marcar a data e o Dia Internacional da Floresta.
SEXTA-FEIRA (22/03) – Dia Mundial da Água
Parque Estadual Dois Irmãos
9h – Lançamento e narração do livro Herói de Sete Cores
Encenação de esquete teatral: Água! E eu com isso?
Trilhas educativas: abordagem as águas do parque.
Jogos Ambientais
14h – Narração do livro Herói de Sete Cores
Trilhas educativas: abordagem as águas do parque.
Jogos Ambientais
Região Metropolitana do Recife
08h – Visita à RVS Gurjaú e à ETA Compesa – RVS Gurjaú
Local: Sede da RVS Gurjaú – Rua dos Ventos S/N, Engenho Gurjaú – Cabo de Santo Agostinho
08h – Trilha das Nascentes – APA Aldeia-Beberibe
Local: Km 20 da Estrada de Aldeia – Paudalho
08h30 – Visita à Colônia de Pescadores do Porto Jatobá
Local: Abreu e Lima (antigo lixão)
Agreste
9h – Workshop desertificação Taquaritinga do Norte
Local: – Grande Hotel Jorge Eduardo, na Rua Professor Luiz Carlos, 89,
Centro de Taquaritinga
9h – Workshop desertificação Orobó
Local: Hotel Pousada Aguiar, Rua Rafael Virgolino Aguiar, nº 30, Orobó