--> No Dia Mundial do Câncer especialista alerta para os cuidados com a doença - Revista Algomais - a revista de Pernambuco

No Dia Mundial do Câncer especialista alerta para os cuidados com a doença

Revista algomais

O Dia Mundial do Câncer, comemorado no dia 4 de fevereiro, tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença. A data, criada em 2005, pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), quer reforçar a importância das pessoas terem hábitos saudáveis, importante fator para diminuir a probabilidade de aparecimento do câncer. Para os anos de 2016 a 2018, a organização promove uma campanha com o conceito de “Nós podemos. Eu posso” com o intuito de mostrar que todos, seja em grupo ou de forma individual, podem fazer algo para reduzir o impacto da doença no mundo.

Dr. Rafael Caires, oncologista da Multihemo, comenta alguns hábitos que devemos ter para evitar o aparecimento da patologia. “Praticar exercício físico regularmente, evitar consumo exagerado de gordura, alimentos enlatados, defumados, carboidratos, álcool e não fumar. O tabagismo é uma das principais causas de cânceres, inclusive”, diz. Esses e outros comportamentos podem ser evitados tanto de forma individual, como de maneira coletiva através da divulgação e incentivo de hábitos mais saudáveis no circulo social do indivíduo.

Agenda TGI

Embora a chance de cura seja alta quando um paciente tem um diagnóstico precoce, muitas pessoas ignoram os sintomas e não procuram por ajuda médica. “É muito importante campanhas de conscientização sobre a doença porque a maioria dos cânceres são curáveis quando estão em estágio inicial. Quanto mais tarde for o diagnóstico, menores são as chances de cura devido ao estágio avançado do tumor”, explica o oncologista. A divulgação de informações sobre a doença é essencial para que a população saiba mais sobre medidas preventivas da doença.

Segundos dados da OMS, mais de oito milhões de pessoas morrem anualmente no mundo por causa de algum tipo de câncer. O número é duas vezes e meio maior que a quantidade de pessoas que vão a óbito por complicações de doenças relacionadas à AIDS/HVI, tuberculose e malária juntas. No Brasil, o câncer mais comum nos dois sexos é o câncer de pele. Para as mulheres, o segundo lugar fica o de mama seguido pelo de colorretal e de útero. Já para os homens, a segunda maior incidência fica com o câncer de próstata e pulmões e colorretal em terceiro e quarto lugar respectivamente. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer.

Deixe seu comentário

Assine nossa Newsletter

No ononno ono ononononono ononono onononononononononnon