Despertar o interesse pela leitura é criar conexões com culturas, histórias e identidades. Neste Dia Nacional do Livro, celebrado sexta-feira (29 de outubro), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Biblioteca Blanche Knopf, vinculada à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), preparou uma programação especial para os apaixonados por leitura. As atividades serão na Sala de Leitura Nilo Pereira, no campus Derby, a partir das 9h.
Na ocasião, serão anunciados dois concursos promovidos pela Fundaj. Um deles é o Concurso Literário Novos Escritores, destinado a jovens de 18 a 25 anos residentes em um dos nove estados da região Nordeste e que nunca tenham publicado suas obras por meios impressos e/ou digitais. Os participantes podem produzir o texto com temática livre, mas dentro do gênero de conto. “É com muita alegria que lançamos um concurso que vai brindar a arte da escrita e a todos aqueles que mantêm a nossa literatura viva. Neste 29 de outubro lembramos que é contando e recontando histórias que preservamos nossa cultura, identidade e memória”, celebra o presidente da Fundaj, Antônio Campos.
O outro certame lançado será o Concurso de Redação para Jovens Leitores/Escritores. Será direcionado para alunos do Ensino Fundamental II de escolas públicas da Região Metropolitana do Recife que tenham até 15 anos. Os participantes devem submeter suas redações com o tema “A leitura e a escrita na minha vida”, contando sobre a influência dos livros em suas formações.
Os 25 melhores trabalhos de cada certame serão reunidos em uma coletânea própria e publicados pela Editora Massangana. Cada autor ganhará três exemplares e outras premiações que estarão especificadas nos editais, que serão publicados no dia 16 de novembro de 2021. Já a entrega dos prêmios está prevista para o dia 15 de fevereiro de 2022.
“Acho que é um grande presente que a Fundação Joaquim Nabuco, por meio da Biblioteca Blanche Knopf, está dando para leitores, escritores e estudantes neste Dia Nacional do Livro. Os jovens escritores terão a oportunidade de ter seus livros publicados e ainda é uma possibilidade para os estudantes ampliarem suas habilidades por meio da leitura e da produção de textos”, destaca a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório Pernambucano.
Durante a manhã do Dia Nacional do Livro, os alunos da Escola Municipal do Coque participarão da oficina de livrinhos pop-up na Sala de Leitura Nilo Pereira. A oficina será preparada pelos educadores do Museu do Homem do Nordeste e ensinará passo a passo como eles podem criar os livros em 3D, com imagens que “saltam” das páginas durante a leitura, que fica mais dinâmica, divertida e atrativa.
A programação conta ainda com uma apresentação da Literatrupe. O grupo apresentará para o público a história da evolução do livro e o poema musical “A morte do Touro Mão de Pau”, de autoria de Ariano Suassuna, uma das maiores referências do Nordeste na literatura brasileira. “A Veia e o Macaco”, do compositor Braguinha, será transformado em teatro de bonecos para as crianças para finalizar a comemoração.
Serviço
Dia Nacional do Livro Fundaj
Data: 29 de outubro
Horário: 9h às 11h30
Sala de Leitura Nilo Pereira, Campus Derby